sábado, 23 de julho de 2011

Troca de recursos educacionais

Troca de Recursos educacionais

Eixo Temático: Números e operações
Tópico: Conjunto dos números inteiros
Habilidades: Operar com números inteiros
Titulo: Reta Numérica
Público alvo: Alunos do PAV, 7º e 8º ano.
Justificativa
A história da Matemática revela que os números negativos já eram usados na Índia, provavelmente ligados a situações que dívidas.
Além dos Hindus, também os chineses faziam cálculos com números positivos e negativos.
A idéia dos números negativos, porém só foi plenamente aceita no século XVI, apartir da divulgação das idéias do matemático Gerolamo Cardono (1501-1576), que demonstrou que os débitos podem ser associados  a números negativos e que a estes se aplicam regras matemáticas muito semelhantes às dos números positivos.
Hoje, é muito comum o uso de números negativos para representar débitos bancários, temperaturas  abaixo de zero, alturas abaixo do nível do mar e outras situações. A partir desta constatação, justifica-se a realização dessa prática com números inteiros.
Objetivo
Introduzir o conceito de números inteiros
Identificar e compreender o uso dos números Inteiros em situações do cotidiano
Solucionar situações-problema que envolva números inteiros, utilizando de diferentes estratégicas de resolução.
Desenvolver a leitura e a escrita de uma habilidade matemática.
Conteúdo
Números inteiros
Representação dos  números inteiros
Adição e subtração com números inteiros
Recurso: Livro Didático.
Desenvolvimento: Organiza-se uma fila com os alunos, escolha um aluno que vai representar o zero, os demais serão divididos em dois grupos, um representa o lado positivo, outro representará o lado negativo. Deve-se observar a altura dos alunos, pois o grupo dos números positivos quanto menor for o aluno mais próximo ele vai ficar do zero. Do lado dos negativos quanto menor for o aluno mais distante ele ficará do zero. Cada aluno terá seu valor de acordo com o seu posicionamento.
Depois o professor deve cantar as operações com os números inteiros.
Ex:
-4  = O aluno que representa esse valor dá um passo
+2= O aluno que representa esse valor dá um passo
O aluno que representa o valor que corresponde o resultado da operação dá dois passos.
O grupo dos positivos ou negativos que tiver maior número de acertos será a equipe vencedora.
Após a prática os alunos deverão preencher a ficha abaixo.
Oficina de Matemática
Título da prática desenvolvida:_____________________________
Conteúdo:____________________________________________
Desenvolvimento:_______________________________________
Conclusão pessoal da prática desenvolvida:___________________
Desenho que represente a prática:

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