Matemática? Absolutamente!:
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sexta-feira, 16 de setembro de 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Novidades OBMEP
OBMEP 2011 Somando Novos Talentos para o Brasil Prezados Diretores e Professores Escolas inscritas na OBMEP 2011 O Banco de Questões da OBMEP 2011 já está disponível em versão eletrônica no site da OBMEP ( http://www.obmep.org.br/banco.htm). A sua versão impressa será enviada a todas as escolas inscritas a partir do dia 5 de setembro. Verifiquem abaixo a previsão de postagem para as diversas UFs do Brasil. Pedimos que fiquem atentos ao recebimento dos exemplares pelos correios. Esperamos que o Banco de Questões possa ser trabalhado com os alunos, em sala de aula, antes da 2ª Fase da OBMEP 2011. Divulguem em sua escola, disponibilizem exemplares na biblioteca! Lembramos também que as versões anteriores do Banco de Questões encontram-se, também, disponíveis no site da OBMEP. Eles podem ser uma ótima ferramenta de estudo para as novas turmas que ainda não tiveram contato com o material. Cordialmente, Mônica Souza Coordenadora OBMEP Previsão da postagem: 05/09/2011 - AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO 09/09/2011 - BA, PB, PI, PE e SE 16/09/2011 - AL, CE, GO, MG, MS, MA, MT e RN 23/09/2011 - DF, ES, PR, RS, SC, RJ e SP
sábado, 10 de setembro de 2011
O Uso de novas tecnologias no ensino da matemática.
O Uso de novas tecnologias no ensino da matemática.
Todo professor gostaria de ter os melhores alunos, bem como todos os estudantes gostariam de ter o privilégio de estudar com os melhores professores, isso possivelmente faria a grande diferença. No entanto, a realidade brasileira de muitos estudantes e professores desmontam este sonho. Se por um lado os estudantes não conseguem atingir os objetivos propostos pelo professor, por outro lado, os professores de matemática, tiram o incentivo de muitos estudantes com seus cálculos numéricos enfadonhos, que em geral, são didaticamente incorretos e longe da realidade do aluno do terceiro milênio, que vive num mundo repleto de tecnologia.
Os verdadeiros professores de um conhecimento crítico matemático são os que conseguem investigar potencialidades pedagógicas, possibilidades técnicas e limitações da aplicação de ferramentas tecnológicas em diversas componentes do processo educativo, proporciona aos alunos uma abordagem dos vários tipos de tecnologias disponíveis, cuja utilização na sala de aula possa favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Com o aparecimento das novas tecnologias, discutir as condições de sucesso para a integração na atividade da sala de aula, explorar em pormenor o funcionamento de cada uma das tecnologias apresentadas, identificarem as potencialidades e limitações de cada uma delas.
As novas tecnologias no ensino da matemática vêm modificar os perfis gerais de competências para a docência, valorizando as dimensões profissional, social e ética. Um docente investigador procura técnicas em matemática que leva a utilização de novas tecnologias como ferramenta de ensino de matemática e o leva a produzir material didático mediante o uso do computador, fazendo uma ligação com o prazer. Determinando assim, a eficácia do processo ensino-aprendizagem da matemática.
A Matemática se torna uma disciplina de difícil acesso mediante a evolução do processo ensino-aprendizagem. O estudante não vê a praticidade dos conteúdos ensinados e isso faz com que perceba que a matemática é uma disciplina cheia de cálculos desnecessários, e acaba se tornando a área do conhecimento de menor aceitação em sua vida escolar. Daí a importância do uso e manuseio adequado das novas tecnologias no ensino da matemática. A educação de qualidade deve ocorrer no momento presente, em um contexto de afetividade entre professores e estudantes.
Nos dias atuais, se torna necessário criar ambientes de ensino-aprendizagem mais atraentes, envolventes e multisensoriais. É preciso vencer a cultura de que a matemática é somente concentração e cálculos com grandes fórmulas.
Alguns instrumentos pedagógicos como quadro-negro, giz, apagador estão sendo repensados e em paralelo despontam novas possibilidades de aulas contextualizadas e trabalhadas de forma interdisciplinar, nesta perspectiva desponta o computador e suas inúmeras possibilidades.. É chegada a hora de reencantar a educação através da afetividade, das boas relações, fazendo com que o estudante viva dignamente sua cidadania dentro da sala de aula e seja capaz de aprender cada vez mais dentro desse universo tecnológico.
O Uso de novas tecnologias no ensino da matemática.
O Uso de novas tecnologias no ensino da matemática.
Todo professor gostaria de ter os melhores alunos, bem como todos os estudantes gostariam de ter o privilégio de estudar com os melhores professores, isso possivelmente faria a grande diferença. No entanto, a realidade brasileira de muitos estudantes e professores desmontam este sonho. Se por um lado os estudantes não conseguem atingir os objetivos propostos pelo professor, por outro lado, os professores de matemática, tiram o incentivo de muitos estudantes com seus cálculos numéricos enfadonhos, que em geral, são didaticamente incorretos e longe da realidade do aluno do terceiro milênio, que vive num mundo repleto de tecnologia.
Os verdadeiros professores de um conhecimento crítico matemático são os que conseguem investigar potencialidades pedagógicas, possibilidades técnicas e limitações da aplicação de ferramentas tecnológicas em diversas componentes do processo educativo, proporciona aos alunos uma abordagem dos vários tipos de tecnologias disponíveis, cuja utilização na sala de aula possa favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Com o aparecimento das novas tecnologias, discutir as condições de sucesso para a integração na atividade da sala de aula, explorar em pormenor o funcionamento de cada uma das tecnologias apresentadas, identificarem as potencialidades e limitações de cada uma delas.
As novas tecnologias no ensino da matemática vêm modificar os perfis gerais de competências para a docência, valorizando as dimensões profissional, social e ética. Um docente investigador procura técnicas em matemática que leva a utilização de novas tecnologias como ferramenta de ensino de matemática e o leva a produzir material didático mediante o uso do computador, fazendo uma ligação com o prazer. Determinando assim, a eficácia do processo ensino-aprendizagem da matemática.
A Matemática se torna uma disciplina de difícil acesso mediante a evolução do processo ensino-aprendizagem. O estudante não vê a praticidade dos conteúdos ensinados e isso faz com que perceba que a matemática é uma disciplina cheia de cálculos desnecessários, e acaba se tornando a área do conhecimento de menor aceitação em sua vida escolar. Daí a importância do uso e manuseio adequado das novas tecnologias no ensino da matemática. A educação de qualidade deve ocorrer no momento presente, em um contexto de afetividade entre professores e estudantes.
Nos dias atuais, se torna necessário criar ambientes de ensino-aprendizagem mais atraentes, envolventes e multisensoriais. É preciso vencer a cultura de que a matemática é somente concentração e cálculos com grandes fórmulas.
Alguns instrumentos pedagógicos como quadro-negro, giz, apagador estão sendo repensados e em paralelo despontam novas possibilidades de aulas contextualizadas e trabalhadas de forma interdisciplinar, nesta perspectiva desponta o computador e suas inúmeras possibilidades.. É chegada a hora de reencantar a educação através da afetividade, das boas relações, fazendo com que o estudante viva dignamente sua cidadania dentro da sala de aula e seja capaz de aprender cada vez mais dentro desse universo tecnológico.
grandezas fisicas
Quadro de unidades e dimensões das grandezas físicas
Grandezas | símbolo | Equação de | Equação | | unidades | |
| | definição | dimensional | MKS (SI) | CGS | MKgfS |
Comprimento ou deslocamento | l ou x | | L ou C | m | cm | m |
massa | m | | M | kg | g | utm |
tempo | t | | T | s | s | s |
ângulo plano | q | q = l/r | 1 | rad | rad | rad |
área | A | A = l² | L² | m² | cm² | m² |
volume | V | V = l³ | L³ | m³ | cm³ | m³ |
velocidade | v | V = Dx/Dt | LT-1 | m/s | cm/s | m/s |
velocidade angular | w | w = Dq/Dt | T-1 | rad/s | rad/s | rad/s |
aceleração | a | a = Dv/Dt | LT-2 | m/s² | cm/s² | m/s² |
aceleração angular | a | a = Dw/Dt | T-2 | rad/s² | rad/s² | rad/s² |
massa específica volumétrica | r | r = m/v | ML-3 | Kg/m³ | g/cm³ | utm/m³ |
massa específica linear | m | m = m/l | ML-1 | Kg/m | g/cm | utm/m |
densidade absoluta | d | d = m/v | ML-3 | Kg/m³ | g/cm³ | utm/m³ |
força | F | F = m.a | MLT-2 | N | dyn | kgf |
momento | M | M = F.l | ML²T-2 | N.m | dyn.cm | kgf . m |
trabalho | s | s = F.x.cosq | ML²T-2 | joule (J) | erg | kgm |
energia cinética | Ec | Ec = mv²/2 | ML²T-2 | J | erg | kgm |
energia potencial | Ep | Ep = mgh | ML²T-2 | J | erg | kgm |
potência | P | P = s/t | ML²T-3 | J/s = watt | erg/s | kgm/s |
quantidade de movimento | p ou q | q = m.v | MLT-1 | kg . m/s | g.cm/s | utm.m/s |
peso específico | g | g = peso/vol | ML-2T-2 | N/m³ | dyn/cm³ | kgf/m³ |
pressão | p | p = F/A | ML-1T-2 | N/m² = Pa | dyn/cm² | kgf/m² |
momento de inércia | I | I = mR² | ML² | kgm² | gcm² | utm.m² |
vazão | Q | Q = A.v | L³T-1 | m³/s | cm³/s | m³/s |
tensão superficial | s | s = F/l | MT-2 | N/m | dyn/cm | kgf/m |
impulso | J | J = F.t | MLT-1 | N.s | dyn.s | kgf . s |
período | T | | T | s | s | s |
frequência | f | f = 1/T | T-1 | s-1 | s-1 | s-1 |
- Pa = Pascal = N/m²
- Utm = 9,81 x 10³g
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