quarta-feira, 31 de julho de 2013

9ºano-Media aritmética,moda e mediana

Aos alunos do 9ºano. Hoje estudamos média aritmética, mediana e moda.Como vocês gostam muito de futebol,olha o exemplo que encontrei. A média aritmética é considerada uma medida de tendência central e é muito utilizada no cotidiano. Surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados. Por exemplo, determinar a média dos números 3, 12, 23, 15, 2. Ma = (3+12+23+15+2) / 5 Ma = 55 / 5 Ma = 11 A média dos números é igual a 11. Esse tipo de cálculo é muito utilizado em campeonatos de futebol no intuito de determinar a média de gols da rodada, nas escolas calculando a média final dos alunos, também é utilizado nas pesquisas estatísticas, pois a média dos resultados determina o direcionamento das ideias expressas pelas pessoas pesquisadas. Moda é a medida de tendência central que consiste no valor observado com mais frequência em um conjunto de dados. Se um determinado time fez, em dez partidas, a seguinte quantidade de gols: 3, 2, 0, 3, 0, 4, 3, 2, 1, 3, 1; a moda desse conjunto é de 3 gols. Mediana é uma medida de tendência central que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados.Para a sua determinação utiliza-se a seguinte regra, depois de ordenada a amostra de n elementos: Se n é ímpar, a mediana é o elemento médio. Se n é par, a mediana é a semi-soma dos dois elementos médios.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Equações modulares

Só para não esquecer, se o módulo de x é igual ao número real não negativo a, então x=a ou x=-a.Estamos falando de equações modulares. Ex:|x|=3 então x=3 ou x=-3. Bem simples.

Funções modular, exponencial e logarítmica.1ºano-Ensino médio.

Esse bimestre estudaremos função modular, função exponencial e função logarítmica.iniciaremos com funções definidas por mais de um sentença, página 6 nºs2 e 1.Equações modulares páginas 20 e 21,22 e 23. Em matemática, a função módulo retorna ao valor absoluto de um número.Assim a equação modular |a|=|b|permite que os valores a e b sejam iguais ou opostos.Então devemos ficar atentos a resolução dessas equações.Sempre resolvendo duas vezes as equações, observando os sinais.Seguiremos pelas inequações, observando suas propriedades.Fiquem atentos, meus queridos seguidores do curso do 1ºano.

domingo, 14 de julho de 2013

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JORGE FERRAZ E S C O L A C L Ó V I S S A L G A D O- Trabalho de recuperação-2ºBimestre 9ºANO



FUNDAÇÃO   EDUCACIONAL  JORGE   FERRAZ
Digitalizar002E S C O L A      C L Ó V I S      S A L G A D O
Jovem Empreendedor – preparado para o futuro, hoje
Trabalho de recuperação-2ºBimestre

                                                                                                          DEUS te abençoe sempre
Nome:
Nº.:
Turma: 9ºano
Nota:


Disciplina:       Matemática
Professora: Diana D’Ark
Data:
ATENÇÃO: - Preencha os seus dados.   - Use caneta esferográfica azul ou preta.  - Deixar os cálculos no verso da folha. - Não é permitido o uso de qualquer corretivo.  Favor entregar o T.A.Organizado.






Questão 1
(OBMEP – RJ – adaptada) Mariana entrou na sala e viu no quadro algumas anotações da aula anterior, parcialmente apagadas, conforme a figura. Qual número foi apagado na linha de cima do quadro?
a) 11         b) 12         c) 13         d) 20         e) 2
Questão 2
(OBMEP – RJ) Para cercar um terreno retangular de 60 metros quadrados com uma cerca formada por dois fios de arame foram usados 64 metros de arame. Qual é a diferença entre o comprimento e a largura do terreno?
a) 4 m         b) 7 m         c) 11 m         d) 17 m         e) 28 m

Questão 3

(PUCCamp – SP) A equação mx 2  + 4x + 4 = 0 não admite raízes reais quando:
a) m = 0.         b) m < 1.         c) m , 1.         d) m < – 1.         e) m , – 1.
Questão 4
Qual dos seguintes gráficos representa uma parábola com vértice na origem?
a)
0
b)
0
c)
0
d)
0
e)
0

Questão 5
De acordo com os valores  a ,  b  e  c  dados em cada item da coluna à esquerda, escreva uma equação de 2º grau na forma geral ax 2  + bx + c = 0. Depois, por meio de verificação, associe cada equação obtida às raízes correspondentes à direita:










Questão 6
Uma caixa d´água tem capacidade para mil litros. Quando ela está com duzentos litros uma torneira dispara despejando vinte e cinco litros de água por minuto. A fórmula matemática que relaciona a quantidade de água na caixa y (em litros) em função do tempo x (em minutos) é

a)
y = 25 + 200x
b)
y = 200
c)
y = 25x + 200
d)
y = 25 x
Questão 7
Observe o gráfico abaixo.
0
O gráfico representa o sistema

a)
0
b)
0
c)
0
d)
0

[Maple Math]Questão 8
Na função,                                use o discriminante para decidir o número de vezes em que o gráfico
da Função corta o eixo x.
(a) O discriminante da equação  é negativo e, portanto, o gráfico da função. Não corta o eixo dos x.
 b) O discriminante da equação  é igual a zero e, portanto, o gráfico da função. Tangencia o eixo dos x.
(c) O discriminante da equação é positivo e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
d) O discriminante da equação é zero e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.

Questão 9
Dada a função, f(x) = 3x2 – 4x + 1 determine se ela possui  ponto de máximo ou mínimo  e as coordenadas desses pontos. 
a) Observando a função, podemos afirmar que a = 3 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2/3,-1/3)


b) Observando a função, podemos afirmar que a = 2 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Isso implica que a função apresenta um ponto de máximo ab. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2,3)


c) Observando a função, podemos afirmar que a =- 3 < 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(-1/2,2/3)
d) Observando a função, podemos afirmar que a = 9 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(3,2)
Questão 10
 O lucro de uma fábrica na venda de determinado produto é dado pela função
L(x) = – 5x2 + 100x – 80, onde x representa o número de produtos vendidos e L(x) é o lucro em reais. Determine o  lucro máximo obtido pela fábrica na venda desses produtos.

a)o lucro máximo da fábrica será de R$ 820,00.
b) o lucro máximo da fábrica será de R$ 480,00.
a) o lucro máximo da fábrica será de R$ 420,00.
a) o lucro máximo da fábrica será de R$ 620,00.

Questão 11
 Assinale a alternativa que corresponde a função de acordo com o gráfico. Escreva o ponto de máximo ou de mínimo do gráfico e o valor máximo ou valor mínimo.
a) f(x)=  y = x2 + 1        b)  y = x2 + x                  c) f(x)= -x/2 + 2     d) f(x)=4x2 + x
Questão 12
A nota que Tonico recebeu em Ciências é o dobro da nota de Laís mais 3 pontos. Já a nota de Raul é o triplo da de Taís e a mesma recebida por Tonico. A expressão que representa a relação entre as notas desses alunos é

a)
2x = 3x + 3 e x = 2.
b)
2x + 3 = 3x e x = 3.
c)
2x + 3x = 3 e x = 2.
d)
3x + 3 = 2x e x = 2.

Questão 13
.A tabela abaixo mostra o número de horas que Lúcia assiste à televisão em relação ao número de dias:
0
Indica-se por h, o número de horas, e por d, o número de dias. A sentença algébrica que relaciona, de forma correta, as duas grandezas é
a)
d = h - 2
b)
d = h . 3
c)
h : 3 = d
d)
h - 3 = d












Questão 14
A sentença algébrica http://www.imathas.com/cgi-bin/mimetex.cgi?%5Cdisplaystyle%7Bd%7D%3D%5Cfrac%7B%7B12%7D%7D%7B%7Bh%7D%7Drelaciona o número d de dias, e o número h de horas trabalhadas por um sapateiro, por dia, para fazer uma certa quantidade de sandálias. Supõe-se que o trabalhador produza a mesma quantidade de sandálias por hora trabalhada.
Qual das tabelas abaixo expressa, de forma correta, a sentença algébrica?

a)
0
b)
0
c)
0
d)
0

Questão 15
 Entre as equações abaixo, aquela que aceita o par ordenado ( 2, -3) como solução é:
a)
2x - 3y = 0
b)
3x + 2y = 0
c)
x + y = 0
d)
x + y = 1
Questão 16
Qual dos gráficos seguintes representa a função de 1o grau definida pela equação y = - 4x + 2?

a)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/APRIMEIRO.JPG
b)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/BPRIMEIRO.JPG
c)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/CPRIMEIRO.JPG
d)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/DPRIMEIRO.JPG
Questão 17

Qual é a equação do gráfico da função de 1o grau representado abaixo?
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/funcaoquatrodois.JPG

a)
y = 4x + 2
b)
y = 2x + 4
c)
y = -2x + 4
d)
y = -0,5x + 4







Questão 18

O saldo de contratações no mercado formal no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta. Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores com carteira assinada.
Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).
Suponha que o incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano.Considerando-se que y e x representam, respectivamente, as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é

a)
y = 4 300x
b)
y = 884 905x
c)
y = 872 005 + 4 300x
d)
y = 876 305 + 4 300x
e)
y = 880 605 + 4 300x


Questão 19
(OBMEP – RJ) O gráfico da parábola y = x 2  – 5x + 9 é rodado de 180° em torno da origem. Qual é a equação da nova parábola?
a) y = x 2  + 5x + 9
b) y = x 2  – 5x – 9
c) y = –x 2  + 5x – 9
d) y = – x 2  – 5x + 9
e) y = – x 2  – 5x – 9
              Questão 20
Construa o gráfico de cada função polinomial do 2.° grau abaixo, calculando as raízes, o ponto que a parábola cruza o eixo  y  e o vértice da parábola. Faça uma tabela com esses valores. Se necessário acrescente valores para  x  calculando o  y  correspondente.
a) y = x 2  – 2x + 1
b) y = – x 2  + 1
c) y = 2x 2  – 4x
d) y = –x 2  + 2x – 4

                                                                                                                                     Bom Trabalho!!!

sábado, 13 de julho de 2013

 Atenção!!!
Os alunos do Colégio Clovis Salgado  que não contemplaram  as habilidades no 2º bimestre, receberam hoje, um trabalho de matemática com 20 questões. Se tiverem dúvidas podem postar aqui no meu Blog, terei o maior prazer em ajudá-los. Bjim e felizes férias.