sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

trabalho de recuperação 9°ano


                                                                                                                                  

FUNDAÇÃO   EDUCACIONAL  JORGE   FERRAZ

Digitalizar002E S C O L A      C L Ó V I S      S A L G A D O

Jovem Empreendedor – preparado para o futuro, hoje

Trabalho de recuperação final                                                                                                         DEUS te abençoe sempre

Nome:
Nº.:
Turma: 9ºano
Nota:
 
 
Disciplina:       Matemática
Professora: Diana D’Ark
Data:
ATENÇÃO: - Preencha os seus dados.   - Use caneta esferográfica azul ou preta.  - Deixar os cálculos no verso da folha. - Não é permitido o uso de qualquer corretivo.  Favor entregar o T.A.Organizado.

 

Questão 1

 Mariana entrou na sala e viu no quadro algumas anotações da aula anterior, parcialmente apagadas, conforme a figura. Qual número foi apagado na linha de cima do quadro?


a) 11         b) 12         c) 13         d) 20         e) 2

Questão 2

Qual dos seguintes gráficos representa uma parábola com vértice na origem?

a)
0
b)
0
c)
0
d)
0
e)
0
 
 

 

Questão 3

Uma caixa d´água tem capacidade para mil litros. Quando ela está com duzentos litros uma torneira dispara despejando vinte e cinco litros de água por minuto. A fórmula matemática que relaciona a quantidade de água na caixa y (em litros) em função do tempo x (em minutos) é

 

a)
y = 25 + 200x
b)
y = 200
c)
y = 25x + 200
d)
y = 25 x

Questão 4

Observe o gráfico abaixo.

0

O gráfico representa o sistema

 

a)
0
b)
0
c)
0
 d)
0
 
[Maple Math]Questão 5
Na função,                                use o discriminante para decidir o número de vezes em que o gráfico
da Função corta o eixo x.
(a) O discriminante da equação  é negativo e, portanto, o gráfico da função. Não corta o eixo dos x.
 b) O discriminante da equação  é igual a zero e, portanto, o gráfico da função. Tangencia o eixo dos x.
(c) O discriminante da equação é positivo e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
d) O discriminante da equação é zero e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
Questão 6
Dada a função, f(x) = 3x2 – 4x + 1 determine se ela possui  ponto de máximo ou mínimo  e as coordenadas desses pontos. 
a) Observando a função, podemos afirmar que a = 3 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2/3,-1/3)


b) Observando a função, podemos afirmar que a = 2 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Isso implica que a função apresenta um ponto de máximo ab. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2,3)


c) Observando a função, podemos afirmar que a =- 3 < 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(-1/2,2/3)
d) Observando a função, podemos afirmar que a = 9 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(3,2)
Questão 7
 O lucro de uma fábrica na venda de determinado produto é dado pela função
L(x) = – 5x2 + 100x – 80, onde x representa o número de produtos vendidos e L(x) é o lucro em reais. Determine o  lucro máximo obtido pela fábrica na venda desses produtos.

a)o lucro máximo da fábrica será de R$ 820,00.
b) o lucro máximo da fábrica será de R$ 480,00.
a) o lucro máximo da fábrica será de R$ 420,00.
a) o lucro máximo da fábrica será de R$ 620,00.
Questão 8
 Assinale a alternativa que corresponde à função de acordo com o gráfico. Escreva o ponto de máximo ou de mínimo do gráfico e o valor máximo ou valor mínimo.
a) f(x)=  y = x2 + 1        b)  y = x2 + x                  c) f(x)= -x/2 + 2            d) f(x)=4x2 + x
 
Questão 9

A nota que Tonico recebeu em Ciências é o dobro da nota de Laís mais 3 pontos. Já a nota de Raul é o triplo da de Taís e a mesma recebida por Tonico. A expressão que representa a relação entre as notas desses alunos é

a)
2x = 3x + 3 e x = 2.
b)
2x + 3 = 3x e x = 3.
c)
2x + 3x = 3 e x = 2.
d)
3x + 3 = 2x e x = 2.

 

Questão 10

.A tabela abaixo mostra o número de horas que Lúcia assiste à televisão em relação ao número de dias:

0

Indica-se por h, o número de horas, e por d, o número de dias. A sentença algébrica que relaciona, de forma correta, as duas grandezas é

a)
d = h - 2
b)
d = h . 3
c)
h : 3 = d
d)
h - 3 = d

Questão 11

A sentença algébrica http://www.imathas.com/cgi-bin/mimetex.cgi?%5Cdisplaystyle%7Bd%7D%3D%5Cfrac%7B%7B12%7D%7D%7B%7Bh%7D%7Drelaciona o número d de dias, e o número h de horas trabalhadas por um sapateiro, por dia, para fazer uma certa quantidade de sandálias. Supõe-se que o trabalhador produza a mesma quantidade de sandálias por hora trabalhada.

Qual das tabelas abaixo expressa, de forma correta, a sentença algébrica?

 

a
0
b
0
c
0
d
0

 

Questão 12

 Entre as equações abaixo, aquela que aceita o par ordenado ( 2, -3) como solução é:

a)
2x - 3y = 0
b)
3x + 2y = 0
c)
x + y = 0
d)
x + y = 1

Questão 13

Qual dos gráficos seguintes representa a função de 1o grau definida pela equação

 y = - 4x + 2?

a)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/APRIMEIRO.JPG
b)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/BPRIMEIRO.JPG
c)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/CPRIMEIRO.JPG
d)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/DPRIMEIRO.JPG

Questão 14

Qual é a equação do gráfico da função de 1o grau representado abaixo?

http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/funcaoquatrodois.JPG

 

a)
y = 4x + 2
b)
y = 2x + 4
c)
y = -2x + 4
d)
y = -0,5x + 4

Questão 15

O saldo de contratações no mercado formal no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta. Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores com carteira assinada.

Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).

Suponha que o incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano.Considerando-se que y e x representam, respectivamente, as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é

a)
y = 4 300x
b)
y = 884 905x
c)
y = 872 005 + 4 300x
d)
y = 876 305 + 4 300x
e)
y = 880 605 + 4 300x

 

 

Questão 16

O gráfico da parábola y = x ² – 5x + 9 é rodado de 180° em torno da origem. Qual é a equação da nova parábola?

a) y = x 2  + 5x + 9

b) y = x 2  – 5x – 9

c) y = –x 2  + 5x – 9

d) y = – x 2  – 5x + 9

e) y = – x 2  – 5x – 9

  Questão 17

Construa o gráfico de cada função polinomial do 2.° grau abaixo, calculando as raízes, o ponto que a parábola cruza o eixo  y  e o vértice da parábola. Faça uma tabela com esses valores. Se necessário acrescente valores para  x  calculando o  y  correspondente.

a) y = x ²  – 2x + 1

b) y = – x ²  + 1

   Questão 18

As idades dos jogadores de uma equipe de futebol são:

22, 24, 27, 27, 25, 25, 25, 23, 24, 32, 28

1. Determine a média das idades.

2. Indique a moda.

3. Indique a mediana.

 

Questão 19

.A tarifa de ônibus urbano em certo município, que era R$2,50, sofreu dois acréscimos, um de 6% no mês de novembro, e outro de 9% em agosto do ano seguinte. Qual passou a ser a tarifa após os aumentos?

 




Questão 20

 

Após aumento de 15%, o valor pago pela hora de acesso à internet em um café passou a ser R$3,30. Qual era o valor cobrado em cada hora de acesso antes do aumento?

 

Questão 21

A equação x² - 10x + 25 = 0 tem as seguintes soluções em Reais:

a)somente 5

b)somente 10

c)-5

d)5 e 10

 

Questão 22

 

Dada a expressão: 

Sendo a = 1, b = -7 e c = 10, o valor numérico de x é

(A) -5.         (B) -2.                (C) 2.             (D) 5.

 

 

Questão 23

 A função f, do 1° grau, é definida por f(x) = 3x + k. O valor de k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é:
a) 1             b) 2          c) 3               d)5


Questão 24

 02. Normalmente f(x) é representado pela letra y, como neste caso. Então uma função também pode ser definida da seguinte forma y=0,5x+5. Sabendo disto, sendo x=0 qual o valor de y

a)y=0

b)y=5

c) y=-5

d) y=1

 

Questão 25

 

Tendo a função: y=5x-1, qual o valor de x, quando a ordenado for 0.

a)1/5

b)4

c)-1/5

d)0

 

Questão 26

. Represente graficamente a função y=x+5

 

Questão 27

Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma    f(x)=ax+b, onde a e b são números reais dados. Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante. Dada a função y=-3x+1.

Qual o valor de a e b

a) 3 e 1             b)2 e 1

c)5 e 1              d)-3 e 1

 

Questão 28

Quando colocamos gasolina no carro, o preço “y” que pagamos é dado em função da quantidade “x” de litros que colocamos no tanque. Considerando que o preço de um litro de gasolina seja R$2,15, qual é a fórmula matemática ou a lei da função?
a)y=2               b)y=2x
c)y=2,5             d)y=2,15x
 
 
 
 
 

Questão 29

Determine o zero da função F(x)=x-5
a)5
b)4
c)-5
d)0
 
 
 
Questão 30
Encontre o valor que determina o ponto de Intersecção da Parábola com o Eixo das Ordenadas para a função f(x)=x²+x+3
 
a)y=5
b)y=4
c)y=-5
d)y=3
 
 
 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


trabalho de recuperação final 1°ano


 

                                                                                                                                  

             FUNDAÇÃO   EDUCACIONAL  JORGE   FERRAZ

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Trabalho de recuperação-Final                                                                                              DEUS te abençoe sempre

Nome:
Nº.:
Turma: 1ºano
Nota:
 
 
Disciplina:       Matemática
Professora: Diana D’Ark
Data:
ATENÇÃO: - Preencha os seus dados.   - Use caneta esferográfica azul ou preta.  - Deixar os cálculos no verso da folha. - Não é permitido o uso de qualquer corretivo.  Favor entregar o T.A.Organizado.

 

Questão 1

A figura abaixo representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.


Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então

 

a)
M(x) = 500 + 0,4x.
b)
M(x) = 500 + 10x.
c)
M(x) = 510 + 0,4x.
d)
M(x) = 510 + 40x.
e)
M(x) = 500 + 10,4x.

 

Questão 2

De acordo com o conjunto dos números Reais, determine o valor de x na seguinte inequação produto:

(2x + 1) * (x + 2) ≤ 0.

 

 


http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/Untitled-154.gif
 


a).


http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/Untitled-161.gif
 


b)


http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/Untitled-160.gif
 


c)


http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/Untitled-159.gif
 


d)

 

Questão 3

 Qual o número de diagonais de um polígono com 10 lados.

P = {n(n-3)\over 2}

Questão 4

 Sendo o número de diagonais de um octógono o quíntuplo do número de lados de um polígono, conclui-se que esse polígono é um:

 a) triângulo

 b) quadrilátero

 c) pentágono

d) hexágono

e) heptágono

Questão 5

Considere as seguintes proposições:

- todo quadrado é um losango; - todo quadrado é um retângulo; - todo retângulo é um paralelogramo; - todo triângulo equilátero é isóscele. Pode-se afirmar que:

 a) todas são verdadeiras

b) Só uma é verdadeira.

c) só uma é falsa.

d) duas são verdadeiras e duas são falsas.

 e) todas são falsas.

Questão 6

O número de diagonais de um polígono é o dobro de seu número n de lados. O valor de n é:

a) 5          b) 6           c)            7 d) 8            e) 9

Questão 7

 Seu Silva deseja colocar azulejos numa parede (de 4 m por 2,7 m) de sua cozinha, onde há uma porta (de 2,1 m por 80 cm) e uma janela (de 1,2 m por 1,2 m). Quantos metros quadrados de azulejo seu Silva precisa comprar?

 

a) 7,68 m² de azulejo.

b) 6,98m² de azulejo        

c) 4,56m² de azulejo    

d) 8,76m² de azulejo            

e) 9,09m² de azulejo

Questão 8

 Um terreno retangular de 9m de largura e 15m de diagonal. A área deste terreno, em metros quadrados, é igual.

(A) 112

(B) 108

(C) 98

(D) 86

Questão 9

Para colocar ladrilhos no piso de um salão retangular de 6,40 m por 9,60 m, um pedreiro comprou ladrilhos quadrados de 20 cm de lado. Calcule o número necessário de ladrilhos.

 

a)1.689 ladrilhos.

b)1.598 ladrilhos.

c)1.536 ladrilhos.

d)1.538 ladrilhos.

Questão 10

Em um polígono o número de diagonais é igual ao quádruplo do número de lados. Quantos lados e diagonais possui o polígono?

Questão 11

Resolva, de acordo com os números Reais, a inequação quociente dada por 

 

a)            {x Î R / 0 < x < 1}


 


b)

c)            {x Î R / x > 1}

 

d)           {x Î R / x ¹ 0}

 

e)           {x Î R / x < 0 ou x ³ 1}

Questão 12

Sem construir gráficos, responda às seguintes questões:

a) Os pontos (–1, 6) e (1, –6) pertencem à reta que corresponde à função afim y = 6x + 12?

b) Se o ponto (k, 4) pertence à reta de


c) Qual é o zero ou a raiz da função afim dada por y = –9x + 21?

 

Questão 13

Observe o gráfico abaixo.

0

O gráfico representa o sistema

 

a)
0
b)
0
c)
0
d)
0
 
[Maple Math]Questão 14
Na função,                                use o discriminante para decidir o número de vezes em que o gráfico
da Função corta o eixo x.
(a) O discriminante da equação  é negativo e, portanto, o gráfico da função. Não corta o eixo dos x.
 b) O discriminante da equação  é igual a zero e, portanto, o gráfico da função. Tangencia o eixo dos x.
(c) O discriminante da equação é positivo e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
d) O discriminante da equação é zero e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
Questão 15
Dada a função, f(x) = 3x2 – 4x + 1 determine se ela possui  ponto de máximo ou mínimo  e as coordenadas desses pontos. 
a) Observando a função, podemos afirmar que a = 3 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2/3,-1/3)
b) Observando a função, podemos afirmar que a = 2 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Isso implica que a função apresenta um ponto de máximo ab. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2,3)
c) Observando a função, podemos afirmar que a =- 3 < 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(-1/2,2/3)
d) Observando a função, podemos afirmar que a = 9 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(3,2)
Questão 16
Considere as funções reais de variável real f , g e h definidas por
0É CORRETO afirmar que:
a)
f (−1) + g(0) = 4
b)
f ( ) − h(2) = 7
c)
11 + h( f (−2)) = 8
d)
2 + f (g (−1)) = 9
Questão 17
 Escreva o ponto de máximo ou de mínimo da função  e o valor máximo ou valor mínimo.
a) f(x)=  y = x2 + 1        b)  y = x2 + x        
 
Questão 18

 Após várias experiências em laboratório, observou-se que a concentração de certo antibiótico, no sangue de cobaias, varia de acordo com a função y = 12x – 2x², em que x é o tempo decorrido, em horas, após a ingestão do antibiótico. Nessas condições, determine o tempo necessário para que o antibiótico atinja nível máximo de concentração no sangue dessas cobaias. 

a)O tempo necessário será de 3 horas.

 b)O tempo necessário será de 2

c)O tempo necessário será de 5 horas. 

Questão 19

Nos gráficos a seguir, diga se o gráfico é ou não de uma função de x.

a)


b)


c)


d)


e)



 

Questão 20

 Entre as equações abaixo, aquela que aceita o par ordenado ( 2, -3) como solução é:

a)
2x - 3y = 0
b)
3x + 2y = 0
c)
x + y = 0
d)
x + y = 1

Questão 21

Qual dos gráficos seguintes representa a função de 1o grau definida pela equação y = - 4x + 2?

 

a)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/APRIMEIRO.JPG
b)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/BPRIMEIRO.JPG
c)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/CPRIMEIRO.JPG
d)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/DPRIMEIRO.JPG

Questão 22

 

Qual é a equação do gráfico da função de 1o grau representado abaixo?

http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/funcaoquatrodois.JPG

 

a)
y = 4x + 2
b)
y = 2x + 4
c)
y = -2x + 4
d)
y = -0,5x + 4

Questão 23

 

O saldo de contratações no mercado formal no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta. Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores com carteira assinada.

Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).

Suponha que o incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano.Considerando-se que y e x representam, respectivamente, as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é

 

a)
y = 4 300x
b)
y = 884 905x
c)
y = 872 005 + 4 300x
d)
y = 876 305 + 4 300x
 
 
e)
y = 880 605 + 4 300x

 

 

 

 

 

Questão 24

(OBMEP – RJ) O gráfico da parábola y = x 2  – 5x + 9 é rodado de 180° em torno da origem. Qual é a equação da nova parábola?

a) y = x 2  + 5x + 9

b) y = x 2  – 5x – 9

c) y = –x 2  + 5x – 9

d) y = – x 2  – 5x + 9

e) y = – x 2  – 5x – 9

              Questão 25

 As alturas das mulheres adultas que habitam certa ilha do pacifico satisfazem a desigualdade |(h-123)/22|<1, em que a altura h é medida em centímetros. Então, a altura máxima de uma mulher dessa ilha, em metros, é igual a:


 

Questão 26

 Dada a função f: IR →IR definida por f(x) = |3 – x| + 4, calcule:
a) f(8)
b) f(-1)


Questão 27

A alternativa que representa o gráfico da função f(x) = |x +1| + 2 é:

 

 

Questão 28

As raízes da equação |x|2 + |x| − 12 = 0

a) Tem soma igual a zero;
b) São negativas;
c) Tem soma igual a um;
d) Tem produto igual a menos doze;
e) São positivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 29

 

Resolva em IR a equação |x| + 2|x – 2|| = 2

(A) {–2/3, 2/3}
(B) {2}
(C) {0, -2}
(D) {–1, –1/3}
(E) conjunto vazio

 

Questão 30

 ||| x – 1 | – 3 | – 2 | = 0,podemos afirmar que
A) ela não admite solução real.
B) a soma de todas as suas soluções é 6.
C) ela admite apenas soluções positivas.
D) a soma de todas as soluções é 4.
E) ela admite apenas duas soluções reais.

 

 

                                                                                             Bom Trabalho!!!