quinta-feira, 30 de julho de 2015

NOMEAÇÃO PARA O COLÉGIO TIRADENTES - CONCURSO 2011

NOMEAÇÃO PARA O COLÉGIO TIRADENTES - CONCURSO 2011
Acesso no link

SOBRE O CONCURSO 2015

SOBRE O CONCURSO 2015

EDITAL SEPLAG/SEE Nº 04/2014, de 24 de novembro de 2014. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DO QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG, a Secretaria de Estado de Educação – SEE e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, no uso de suas atribuições, COMUNICAM:
1. Tendo em vista o disposto nos itens 5.1.8, 5.1.9.1 e 5.2.7, os candidatos que se inscreveram para mais de um cargo e que realizaram mais de uma prova para o concurso em referência terão apenas a última inscrição validada e, em consequência, a prova referente à outra inscrição cancelada;
2. Fica o ato referente ao resultado preliminar publicado no dia 24 de junho retificado conforme item 3 (três) deste ato;
3. A retificação do Resultado Preliminar (classificação) contendo o somatório das notas será disponibilizada para consulta no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, na data de 29/07/2015, a partir das 12 horas.
4. Fica resguardado o direito a recurso nos termos do item 12 do Edital.
Belo Horizonte, 28 de julho de 2015.
(a) Helvécio Miranda Magalhães Júnior Secretário de Estado de Planejamento e Gestão
(a) Macaé Maria Evaristo dos Santos Secretária de Estado de Educação

CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR RESULTADO DO CONCURSO EDITAL 04/2015



CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR RESULTADO DO CONCURSO EDITAL 04/2015
CONSULTE O LINK

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Sistema Linear

Exercícios de sistema linear
01. Resolver o sistema abaixo pela Regra de Cramer.
3x+y=9
2x+3y=13



02. Resolver o sistema abaixo pela Regra de Cramer.
x+2y-Z=2
2X-Y+Z=3
X+Y+Z=6




03. (UESP) Se o terno (x0, y0, z0)  é a solução do sistema abaixo, então 3x0 + 5y0 + 4z0 é igual a:
3X+Z=-5
X+Y+Z=-2
2Y-Z=-3



      a) -8
      b) -7
      c) -6
      d) -5
      e) -4


04. Calcular a característica da matriz abaixo:
1 0 1 0 1
2 -1 3 -1 2
0 4 1 4 0
3 2 1 2 3 



05. O sistema abaixo:
5X+3Y-11Z+=13
4X-5Y+4Z=18
9X-2Y-7Z=25 
  

      a) só apresenta a solução trivial;
      b) é possível e determinado não tendo solução trivial;
      c) é possível e indeterminado;
      d) é impossível;
      e) admite a solução (1; 2; 1) 


06. O sistema abaixo:
X+2Y-Z=2
2X-3Y+5Z=11
X-5Y+6Z=9
  

      a) é impossível;
      b) é possível e determinado;
      c) é possível e indeterminado;
      d) admite apenas a solução (1; 2; 3);
      e) admite a solução (2; 0; 0) 


07. (UEL) O sistema abaixo, de incógnitas x e y, é:
6X+KY=9
2X-7Y=1 


      a) impossível, para todo k real diferente de -21;
      b) possível e indeterminado, para todo k real diferente de -63;
      c) possível e determinado, para todo k real diferente de -21;
      d) possível e indeterminado, para todo k real diferente de -3;
      e) possível e determinado, para todo k real diferente de -1 e -63. 


08. Considere o seguinte sistema de equações de incógnitas x e y:
6X+2Y=4
3X+5Y=6
KX+2Y=5 
  
Esse sistema tem uma única solução para certo número real k que é um: 

      a) quadrado perfeito
      b) número primo
      c) número racional não inteiro
      d) número negativo
      e) múltiplo de 5 


09. Se tivermos o sistema abaixo, então x + y + z + t é igual a:
X+Y+Z=-1
X+Z+7=5
Y+ZZT=7
X+Y+T=4 


      a) -1
      b) 7
      c) 5
      d) 4
      e) 5/9 


10. Determinar m para que o sistema abaixo tenha apenas a solução trivial.
2X+Y+3Z
3X+2Y+Z=0
5X+3Y+MZ=0 




Resolução:
01 - (2; 3)
02 - (1; 2; 3)
03 - B
04 - 305 - D06 - C
07 - C08 - A
09 - C
10 - m ¹ 4

quinta-feira, 23 de julho de 2015

ENEM- COMPETÊNCIA 1-

              
PRÉ-VESTIBULAR PRÉ-ENEM

Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
Professora: Diana D’Ark
Site:http://matematicaemsuasmaos.blogspot.com.br

             

Questão 1
João decidiu contratar os serviços de uma empresa por telefone através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O atendente ditou para João o número de protocolo de atendimento da ligação e pediu que ele anotasse. Entretanto, João não entendeu um dos algarismos ditados pelo atendente e anotou o número 1 3 _ 9 8207, sendo que o espaço vazio é o do algarismo que João não entendeu. De acordo com essas informações, a posição ocupada pelo algarismo que falta no número de protocolo é a de
a) centena.        b) dezena de milhar.         
c) centena de milhar.              d) milhão.          
e) centena de milhão
Solução.

Questão 2
Os números de identificação utilizados no cotidiano (de contas bancárias, de CPF, de Carteira de Identidade etc) usualmente possuem um dígito de verificação, normalmente representado após o hífen, como em 17326-9. Esse dígito adicional tem a finalidade de evitar erros no preenchimento ou digitação de documentos.

Um dos métodos usados para gerar esse dígito utiliza os seguintes passos:

   multiplica-se o último algarismo do número por 1, o penúltimo por 2, o antepenúltimo por 1, e assim por diante, sempre alternando multiplicações por 1 e por 2.
   soma-se 1 a cada um dos resultados dessas multiplicações que for maior do que ou igual a 10.
   somam-se os resultados obtidos .
   calcula-se o resto da divisão dessa soma por 10, obtendo-se assim o dígito verificador.

O dígito de verificação fornecido pelo processo acima para o número 24685 é

a)   1.    b) 2.     c) 4      d)            6.       e)8.
Questão 3

A música e a matemática se encontram na representação dos tempos das notas musicais, conforme a figura seguinte.
 












Um compasso é uma unidade musical composta por determinada quantidade de notas musicais em que a soma das durações coincide com a fração indicada como fórmula do compasso. Por exemplo, se a fórmula de compasso for  ½, poderia ter um compasso ou com duas semínimas ou uma mínima ou quatro colcheias, sendo possível a combinação de diferentes figuras.
Um trecho musical de oito compassos, cuja fórmula é ¾, poderia ser preenchido com 
(A) 24 fusas.          (B) 3 semínimas. 
(C) 8 semínimas.   (D) 24 colcheias e 12 semínimas. 
(E) 16 semínimas e 8 semicolcheias.

Questão 4
Uma pousada oferece pacotes promocionais para
atrair casais a se hospedarem por até oito dias
conforme o gráfico a seguir, no qual o valor da
diária é função do tempo medido em número de
dias. A hospedagem seria em apartamento de luxo e,nos três primeiros dias, a diária custaria R$ 150,00 preço da diária fora da promoção. Nos três dias seguintes, seria aplicada uma redução no valor da diária, cuja taxa média de variação, a cada dia, seria de R$ 20,00. Nos dois dias restantes, seria mantido o preço do sexto dia. De acordo com os dados e com o modelo, comparando o preço que um casal pagaria pela hospedagem por sete dias fora da promoção, um casal que adquirir o pacote promocional por oito dias fará uma economia de

a) R$ 90,00
b) R$ 110,00

c) R$ 130,00
d) R$ 150,00
e) R$ 170,00

Questão 5
Para cada indivíduo, a sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é composto por um número de 9 algarismos e outro número de 2 algarismos, na forma
d1d2, em que os dígitos d1 e d2 são denominados dígitos verificadores. Os dígitos verificadores são calculados, a partir da esquerda, da seguinte maneira: os 9 primeiros algarismos são multiplicados pela sequência 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 (o primeiro por 10, o segundo por 9, e assim sucessivamente); em seguida, calcula-se o resto r da divisão da soma dos resultados das multiplicações por 11, e se esse resto r for 0 ou 1, d1 é zero, caso contrário d1 = (11 – r). O dígito d2 é calculado pela mesma regra, na qual os números a serem multiplicados pela sequência dada são contados a partir do segundo algarismo, sendo d1 o último algarismo, isto é, d2 é zero se o resto s da divisão por 11 das somas das multiplicações for 0 ou 1, caso contrário, d2 = (11 – s).
Suponha que João tenha perdido seus documentos, inclusive o cartão de CPF e, ao dar queixa da perda na delegacia, não
conseguisse lembrar quais eram os dígitos verificadores, recordando-se apenas que os nove primeiros algarismos eram 123.456.789. Neste caso, os dígitos verificadores d1 e d2 esquecidos são, respectivamente,
a)      0 e 9. b) 1 e 4. c) 1 e 7. d) 9 e 1. e) 0 e 1.


Questão 6

 (Enem 2009) Nos últimos anos, o volume de petróleo exportado pelo Brasil tem mostrado expressiva tendência de crescimento, ultrapassando as importações em 2008.
Entretanto, apesar de as importações terem se mantido praticamente no mesmo patamar desde 2001, os recursos gerados com as exportações ainda são inferiores àqueles despendidos com as importações, uma vez que o preço médio por metro cúbico do petróleo importado é superior ao do petróleo nacional. Nos primeiros cinco meses de 2009, foram gastos 2,84 bilhões de dólares com importações e gerada uma receita de 2,24 bilhões de dólares com as exportações. O preço médio por metro cúbico em maio de 2009 foi de 340 dólares para o petróleo importado e de 230 dólares para o petróleo exportado.
O quadro a seguir mostra os dados consolidados de 2001 a 2008 e dos primeiros cinco meses de 2009.
Comércio exterior de petróleo                      gastos:   2840+340.

(milhões de metros cúbicos)
Ano
Importação
Exportação
2001
24,19
6,43
2002
22,06
13,63
2003
19,96
14,03
2004
26,91
13,39
2005
21,97
15,93
2006
20,91
21,36
2007
25,38
24,45
2008
23,53
25,14
2009*
9,00
11,00
*Valores apurados de janeiro a maio de 2009.
Considere que as importações e exportações de petróleo de junho a dezembro de 2009 sejam



iguais a   das importações e exportações, respectivamente, ocorridas de janeiro a maio de 2009. Nesse caso, supondo que os preços para importação e exportação não sofram alterações, qual seria o valor mais aproximado da diferença
entre os recursos despendidos com as importações e os recursos gerados com as exportações em 2009?
a) 600 milhões de dólares.
b) 840 milhões de dólares.
c) 1,34 bilhão de dólares.
d) 1,44 bilhão de dólares.
e) 2,00 bilhões de dólares.




Questão 7
Joana frequenta uma academia de ginástica onde faz exercícios de musculação. O programa de Joana requer que ela faça 3 séries de exercícios em 6 aparelhos diferentes, gastando 30 segundos em cada série. No aquecimento, ela caminha durante 10 minutos na esteira e descansa durante 60 segundos para começar o primeiro exercício no primeiro aparelho. Entre uma série e outra, assim como ao mudar de aparelho, Joana descansa por 60 segundos. Suponha que, em determinado dia, Joana tenha iniciado seus exercícios às 10h30min e finalizado às 11h7min. Nesse dia e nesse tempo, Joana:

A) não poderia fazer sequer a metade dos exercícios e dispor dos períodos de descanso especificados em seu programa.

B) poderia ter feito todos os exercícios e cumprido rigorosamente os períodos de descanso especificados em seu programa.

C) poderia ter feito todos os exercícios, mas teria de ter deixado de cumprir um dos períodos de descanso especificados em seu programa.

D) conseguiria fazer todos os exercícios e cumpriria todos os períodos de descanso especificados em seu programa, e ainda se permitiria uma pausa de 7 min.

E) não poderia fazer todas as 3 séries dos exercícios especificados em seu programa;

em alguma dessas séries deveria ter feito uma série a menos e não deveria ter cumprido um dos períodos de descanso.

letra b

Solução. Antes de iniciar qualquer aparelho foram gastos 10 minutos em caminhada. Considerando que antes de cada aparelho haverá 60s de descanso, 30s por série, temos o seguinte tempo por aparelho:

Descanso
1ªsérie
Descanso
2ª série
Descanso
3ª série
Total
60 segundos
30 segundos
60 segundos
30 segundos
60 segundos
30 segundos
270 segundos

Em minutos, 270 segundos = 4,5 minutos. Logo o tempo gasto com os seis aparelhos será o produto 6.(45) = 27 minutos. Incluindo a caminhada será de 10 minutos, temos um total de 37 minutos.
Chegando às 10h30min e saindo às 11h7min, temos um total de 37 minutos. Logo o tempo para cumprir todos os exercícios.




QUESTÃO 8
Uma escola recebeu do governo uma verba de R$1000,00 para enviar dois tipos de folhetos pelo correio. O diretor da escola pesquisou que tipos de selos deveriam ser utilizados. Concluiu que, para o primeiro tipo de folheto, bastava um selo de R$0,65 enquanto para folhetos do segundo tipo seriam necessários três selos, um de R$0,65, um de R$0,60 e um de R$0,20. O diretor solicitou que se comprassem selos de modo que fossem postados exatamente 500 folhetos do segundo tipo e uma quantidade restante de selos que permitisse o envio do máximo possível de folhetos do primeiro tipo. Quantos selos de R$0,65 foram comprados?

a) 476                         
b) 675                            
 c) 923                   
  d) 965                        
   e) 1 538


Solução. O folheto do tipo 2 custa R$0,65 + R$0,60 + R$0,20 = R$1,45.
- 500 folhetos: (500).(R$1,45) = R$725,00. A verba reservada foi de R$1000,00.
- Sobra para o folheto tipo 1: R$1000,00 – R$725,00 = R$275,00.


- Número de selos de R$0,65: 275 ÷ 0,65 ≈ 423 selos. Total: 500 + 423 = 923 selos de R$0,65.





























"Não se pode ensinar tudo a alguém,
pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo."


Galileu Galilei, astrônomo italiano