terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SISU

Acontece tantas informações de final de ano que algumas pode nos deixar numa saia justa, agora 
  • o SISU, abrirá as inscrições entre 19 e 24 de Janeiro. Sem segunda chamada
  • Os resultados do ENEM 2014 devem ser divulgados entre 2 e 5 de Janeiro de 2015. 
  • A previsão é que o resultado do SISU seja divulgado no dia 26 de Janeiro. No mesmo dia deve abrir a inscrição pra lista de espera, com previsão de divulgação de chamada (a segunda), pelas próprias Universidades, no dia 13 de Fevereiro.

O MEC ainda não  anunciou, oficialmente, a mudança para o SISU 2015, as Universidades que adotam o ENEM como forma de seleção já estão informadas e várias delas já divulgam calendários, em seus sites, considerando as mudanças  que o SISU apresentará no começo do ano.
Ter uma só chamada beneficia quem sabe, com segurança, o curso, e o local, que quer fazer o ensino público superior.


Seguro desemprego

Agora ficou  mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários, entre eles seguro-desemprego e pensão por morte. As vezes fico pensando porque as medidas são apenas para dificultar a vida dos menos favorecidos.  

Falam em “corrigir excessos e evitar distorções”.

 Penso que todas as pessoas precisam começar a programar melhor suas vidas para não ficarem dependendo de benefícios previdenciários. Eles devem existir, más não precisam ser nossa expectativa. Olha o que acontece, vem uma reforma e muda tudo. Escolha Sua Vida é inspiração, mas é também um guia recheado de verdades– algumas simples, mas que costumamos esquecer, outras mais duras – e exercícios práticos para quem quer sair da inércia e começar a viver segundo suas próprias regras.

veja essas mudanças:

  •  Triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador peça pela primeira vez o seguro-desemprego. 
  • Prazo mínimo de 2 anos de casamento ou união estável para que o cônjuge obtenha o benefício.
  • Novo cálculo que reduzirá o valor da pensão.
  • Nova regra de cálculo do benefício, reduzindo do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%”
  • Cônjuges “jovens” não receberão mais pensão. 
  • O valor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a duração do benefício dependerá da expectativa de sobrevida.
  • O beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obterá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos.
  • Abono salarial.Só poderá obter o benefício o trabalhador que tenha exercido atividade por seis meses.
  • Auxílio-doença.O prazo de afastamento para que a responsabilidade passe do empregador para o INSS será de 30 dias. Além disso, será estabelecido um teto para o valor do auxílio equivalente à média das últimas 12 contribuições.



  • Precisamos mudar as nossas expectativas, para  isso acontecer, você precisa ir em busca de si mesmo. Redescobrir e redefinir quais são os seus valores, descartar as crenças limitadoras impostas pela sociedade, família, amigos, trabalho – e aceitas por você! –, entender qual é a sua própria definição de sucesso e aprender a lidar com os maiores obstáculos entre você e a sua vida dos sonhos. Uma boa dica é investir em imóveis.