quarta-feira, 29 de abril de 2015

FUNÇÕES POLINOMIAIS

A figura abaixo representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.



Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então 

a) M(x) = 500 + 0,4x. 

b) M(x) = 500 + 10x. 

c) M(x) = 510 + 0,4x. 

d) M(x) = 510 + 40x. 

e) M(x) = 500 + 10,4x.

Gabarito: C
Resolução:

Nessa questão trata-se de um tipo de relação chamada de função, pois para cada valor de entrada (dias de atraso) corresponderá a apenas um valor de saída (valor a ser pago pelo atraso). 

Se o aluno não atrasar ele pagará R$500,00, mas o enunciado pede que formemos uma lei da função caso ocorra atraso no pagamento da mensalidade. 

Se ocorrer um atraso no pagamento da mensalidade, independente da quantidade de dias, o aluno deverá pagar 500,00 + 10,00 que resulta em 510,00, essa seria uma taxa fixa paga pelo atraso, mais 40 centavos (R$ 0,4) por dia de atraso, considerando x como sendo a quantidade de dias atrasados e M(x) valor pago pelo atraso, concluímos que a lei da função M(x) é: 

Valor pago pelo atraso = taxa fixa pelo atraso + acréscimo por dia de atraso 

M(x) = 510 + 0,4 . x
Questão 5_________________________________



Um posto de combustível vende 10.000 litros de álcool por dia a R$ 1,50 cada litro. Seu proprietário percebeu que, para cada centavo de desconto que concedia por litro, eram vendidos 100 litros a mais por dia. Por exemplo, no dia em que o preço do álcool foi R$ 1,48, foram vendidos 10.200 litros.
Considerando x o valor, em centavos, do desconto dado no preço de cada litro, e Vo valor, em R$, arrecadado por dia com a venda do álcool, então a expressão que relaciona V e x é
A) V = 10.000 + 50x – x2.
B) V = 10.000 + 50x + x
2.
C) V = 15.000 – 50x – x
2.
D) V = 15.000 + 50x – x
2.
E) V = 15.000 – 50x + x
2.


 A Cerâmica Marajó concede uma gratificação mensal a seus funcionários em função da produtividade de cada um convertida em pontos. A relação entre a gratificação e o número de pontos está representada no gráfico a seguir. Observando que, entre 30 e 90 pontos, a variação da gratificação é proporcional à variação do número de pontos, determine a gratificação que um funcionário receberá no mês em que obtiver 100 pontos.



(UNIFOR-CE) Damilton foi a uma empresa concessonaria de telefonia movel na qual são oferecidas duas opções de contrato: 
I.R$ 90,00 de assinatura mensal e mais R$ 0,40 por minuto de conversação; 
II.R$ 77,20 de assinatura mensal e mais R$ 0,80 por minuto de conversação. 

Nessas condições, se a fração de minuto for considerada como minuto inteiro, a partir de quantos minutos mensais de conversação seria mais vantajoso Damilton optar pelo contrato I ? 

a)25 b)29 c)33 d)37 e)41




 Vamos construir o gráfico da função y = 3x - 1:
    Como o gráfico é uma reta, basta obter dois de seus pontos e ligá-los com o auxílio de uma régua:
    a)    Para   x = 0, temos   y = 3 · 0 - 1 = -1; portanto, um ponto é (0, -1).
    b)    Para   y = 0, temos   0 = 3x - 1; portanto,  e outro ponto é .
    Marcamos os pontos (0, -1) e  no plano cartesiano e ligamos os dois com uma reta.
xy
0-1
0



Chama-se zero ou raiz da função polinomial do 1º grau f(x) = ax + b, a0, o número real x tal que  f(x) = 0.
   Temos:
   f(x) = 0        ax + b = 0        
   Vejamos alguns exemplos:
  1. Obtenção do zero da função f(x) = 2x - 5:
                                        f(x) = 0        2x - 5 = 0        


. (UNIFOR) Seja f a função real definida por F(X)= 1-X/2 , para todo x do intervalo [-3,1]. Seu conjunto imagem é:

a) R                         b) [-1/2, 1]               c) [-1/2,1/2]                    
d) [-1/2 ; 5/2]            e) [1/2 ; 5/2]
Solução. A função é sempre decrescente. Calculando os valores de f(x) para os extremos x = - 3 e x =1, BASTA SUBSTITUIR O X POR -3 E POR 1, ASSIM Y QUE É A IMAGEM SERÁ...LETRA e





 (FGV) O gráfico da função f(x) = mx + n passa pelos pontos (-1,3) e (2,7). O valor de m vale:
a) 5/3                          b) 4/3                          c) 1                    d) 3/4                           e) 3/5




 . (UFPI) A função real de variável real, definida por f(x) = (3 – 2a)x + 2, é crescente quando:
a) a > 0                     b) a < 3/2                         c) a = 3/2               d) a >3/2                    e) a < 3



 Seja (f) uma função real definida pela lei f(x) = ax -3. Se - 2 é raiz da função, qual é o valor de f(3)?






. (MACK) A função f é definida por f(x) = ax + b. Sabe-se que f(-1) = 3 e f(1) = 1. O valor de f(3) é:

a) 0                               b) 2                           c) - 5                           d) - 3                   e) - 1



 . (UNB) Seja f uma função do tipo f(x) = ax + b, com xÎR. Se f(3) = 2 e f(4) = 2.f(2), Os valores de a e b são respectivamente:

a) 3 e 2/3                   b) 2/3 e 3/2                  c) 0 e 3/2              d) 2/3 e 0                     e) 3/2 e 0



 
  (FGV) Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8. Portanto, o valor de f(10) é:
a) 16                            b) 17                          c) 18                           d) 19                        e) 20



 De acordo com o conjunto dos números Reais, determine o valor de x na seguinte inequação produto: (2x + 1) * (x + 2) ≤ 0.







(PUC – PR)
Determine a solução da inequação ( x – 2 ) * ( – x² + 3x + 10 ) > 0, em relação ao conjunto dos números reais.




COMPLEMENTAÇÃO AO OFÍCIO CIRCULAR SEE/SG 10/15 SOBRE ADJUNÇÃO



sábado, 25 de abril de 2015

Simetria


Esse site tem  exercícios muito interessantes de simetria. Eu recomendo.

1.     

Equações do 2º grau




RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU

1) x² - 5x + 6 = 0          (R: 2, 3)
2) x² - 8x + 12 = 0        (R: 2, 6)
3) x² + 2x - 8 = 0          (R: 2, -4)
4) x² - 5x + 8 = 0          (R: vazio)
5) 2x² - 8x + 8 = 0        (R: 2,)
6) x² - 4x - 5 = 0           (R: -1, 5)
7) -x² + x + 12 = 0        (R: -3, 4)
8) -x² + 6x - 5 = 0         (R: 1, 5)
9) 6x² + x - 1 = 0          (R: 1/3 , -1/2)
10) 3x² - 7x + 2 = 0      (R: 2, 1/3)
11) 2x² - 7x = 15          (R: 5, -3/2)
12) 4x² + 9 = 12x         (R: 3/2)
13) x² = x + 12             (R: -3 , 4)
14) 2x² = -12x - 18       (R: -3 )
15) x² + 9 = 4x             (R: vazio)
16) 25x² = 20x – 4       (R: 2/5)
17) 2x = 15 – x²           (R: 3, -5)
18) x² + 3x – 6 = -8      (R: -1, -2)
19) x² + x – 7 = 5         (R: -4 , 3)
20) 4x² - x + 1 = x + 3x²         (R: 1)
21) 3x² + 5x = -x – 9 + 2x²     (R: -3)
22) 4 + x ( x - 4) = x               (R: 1,4)
23) x ( x + 3) – 40 = 0    (R: 5, -8)
24) x² + 5x + 6 = 0         (R:-2,-3)
25) x² - 7x + 12 = 0        (R:3,4)
26) x² + 5x + 4 = 0         (R:-1,-4)
27) 7x² + x + 2 = 0         (vazio)
28) x² - 18x + 45 = 0      (R:3,15)
29) -x² - x + 30 = 0         (R:-6,5)
30) x² - 6x + 9 = 0          (R:3)
31) (x + 3)² = 1              (R:-2,-4)
32) (x - 5)² = 1               (R:3,7)
33) (2x - 4)² = 0             (R:2)
34) (x - 3)² = -2x²           (R:vazio)
35) Quais são as soluções da equação 3x² - 12 = 0?
36) x² + 3x - 28 = 0       (R: -7,4)
37) 3x² - 4x + 2 = 0       (R: vazio)
38) x² - 3 = 4x + 2         (R: -1,5)

PROBLEMAS COM EQUAÇÃO DO 2° GRAU

1) A soma de um numero com o seu quadrado é 90. Calcule esse numero. (R: 9 e -10)

2) A soma do quadrado de um número com o próprio número é 12. Calcule esse numero. (R: 3 e -4)

3) O quadrado menos o dobro de um número é igual a -1. Calcule esse número. (R: 1)

4) A diferença entre o quadrado e o dobro de um mesmo número é 80. Calcule esse número (R: 10 e -8)

5) O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse número.         Calcule esse número (R: 5)

6) A soma do quadrado de um número com o seu triplo é igual a 7 vezes esse número. Calcule esse número. (R: 0 e 4)

7) O quadrado menos o quádruplo de um numero é igual a 5. Calcule esse número      (R: 5 e -1)

8) O quadrado de um número é igual ao produto desse número por 3, mais 18. Qual é esse numero? (R: 6 e -3)

9) O dobro do quadrado de um número é igual ao produto desse numero por 7 menos 3. Qual é esse numero? (R: 3 e ½)

10) O quadrado de um número menos o triplo do seu sucessivo é igual a 15. Qual é esse numero?(R: 6 e -3)

11) Qual o número que somado com seu quadrado resulta em 56? (R: -8 e 7)

12) Um numero ao quadrado mais o dobro desse número é igual a 35. Qual é esse número ? (R: -7 e 5)

13) O quadrado de um número menos o seu triplo é igual a 40. Qual é esse número? (R: 8 e -5)

14) Calcule um número inteiro tal que três vezes o quadrado desse número menos o dobro desse número seja igual a 40. (R: 4)

15) Calcule um número inteiro e positivo tal que seu quadrado menos o dobro desse número seja igual a 48. (R: 8)

16) O triplo de um número menos o quadrado desse número é igual a 2. Qual é esse número? (R: 1 e 2)

17) Qual é o número , cujo quadrado mais seu triplo é igual a 40? (R: 5 , -8)

18) O quadrado de um número diminuido de 15 é igual ao seu dobro. Calcule esse número.  (R: 5 e -3)

19) Determine um número tal que seu quadrado diminuído do seu triplo é igual a 26. (R: 7 e -4)

20) Se do quadrado de um número, negativo subtraimos 7, o resto será 42. Qual é esse número?  (R: -7)

21) A diferença entre o dobro do quadrado de um número positivo e o triplo desse número é 77. Calcule o número. (R: 7)

22) Determine dois números ímpares consecutivos cujo produto seja 143. (R: 11 e 13 ou -11, -13)

23) Um azulejista usou 2000 azulejos quadrados e iguais para revestir 45m² de parede. Qual é a medida do lado de cada azulejo? (R:15 cm)

RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES INCOMPLETAS

Resolver uma equação é determinar todas as suas soluções. Vejamos, através de exemplos, como se resolvem as equações incompletas do 2° grau

1° CASO – equações da forma ax² + c = 0, (b = 0)
Exemplos:
1) x² - 25 = 0
    x² = 25
    x = √25
    x = 5
    logo V = (+5 e -5)

2) 2x² - 18 = 0
    2x² = 18
    x² = 18/2
    x² = 9
    x = √9
    x = 3
    logo V = (-3 e +3)

3) 7x² - 14 = 0
    7x² = 14
    x² = 14/7
    x² = 2
    x = √2
    logo V = (-√2 e +√2)

4) x² + 25 = 0
    x² = -25
    x = √-25
    obs: não existe nenhum número real que elevado ao quadrado seja igual a -25
EXERCÍCIOS

1) Resolva as seguintes equações do 2° grau
    a) x² - 49 = 0                  (R: -7 e +7)
    b) x² = 1                         (R: +1 e -1)
    c) 2x² - 50 = 0                 (R: 5 e -5)
    d) 7x² - 7 = 0                   (R: 1 e -1)
    e) 5x² - 15 = 0                 (R: √3 e -√3)
    f) 21 = 7x²                       (R: √3 e -√3)
    g) 5x² + 20 = 0                (R: vazio)
    h) 7x² + 2 = 30                (R: 2 e -2 )
    i) 2x² - 90 = 8                  (R: 7 e -7)
    j) 4x² - 27 = x²                 (R:3 e -3)
    k) 8x² = 60 – 7x²              (R: 2 e -2)
    l) 3(x² - 1 ) = 24               (R: 3 e -3)
    m) 2(x² - 1) = x² + 7         (R:3 e -3)
    n) 5(x² - 1) = 4(x² + 1)      (R:3 e -3)
    o) (x – 3)(x + 4) + 8 = x    (R:2 e -2)

2° CASO: Equações da forma ax² + bx = 0 (c = 0)
Propriedade: Para que um produto seja nulo é preciso que um dos fatores seja zero .

Exemplos
1) resolver x² - 5x = 0
    fatorando x(x – 5) = 0
    deixando um dos fatores nulo temos x = 0
    e o outro x – 5 = 0 , passando o 5 para o outro lado do igual temos x = 5
    logo, V = (0 e 5)

2) resolver: 3x² - 10x = 0
    fatorando: x(3x – 10) = 0
    deixando um dos fatores nulo temos x = 0
    Tendo também 3x – 10 = 0
    3x = 10
    x = 10/3
    logo V= (0 e 10/3)
    Observe que, nesse caso, uma das raízes é sempre zero.
EXERCÍCIOS

1) Resolva as seguintes equações do 2° grau.
    a) x² - 7x = 0        (R: 0 e 7)
    b) x² + 5x = 0       (R: 0 e -5)
    c) 4x² - 9x = 0      (R: 0 e 9/4)
    d) 3x² + 5x =0      (R: 0 e -5/3)
    e) 4x² - 12x = 0    (R: 0 e 3)
    f) 5x² + x = 0        (R: 0 e -1/5)
    g) x² + x = 0         (R: 0 e -1)
    h) 7x² - x = 0        (R: 0 e 1/7)
    i) 2x² = 7x            (R: 0 e 7/2)
    j) 2x² = 8x            (R: 0 e 4)
    k) 7x² = -14x        (R: 0 e -2)
    l) -2x² + 10x = 0    (R: 0 e 5)

2) Resolva as seguintes equações do 2° grau
    a) x² + x (x – 6) = 0        (R: 0 e 3)
    b) x(x + 3) = 5x              (R: 0 e 2)
    c) x(x – 3) -2 (x - 3) = 6   (R: 0 e 5)
    d) (x + 5)² = 25               (R: 0 e -10)
    e) (x – 2)² = 4 – 9x          (R: 0 e -5)
    f) (x + 1) (x – 3) = -3        (R: 0 e 2)

sistemas de equações e soma/produto


Questão 1
A soma das raízes da equação x²- (2m + 3). x=10 é igual a 9. Qual o valor de m?




Questão 2
O produto das raízes da equação (8n-2) – 9x = -x² é igual a 14. Qual o valor de n?



Questão 3
 (UFMG)
Uma prova de múltipla escolha com 60 questões foi corrigida da seguinte forma: o aluno ganhava 5 pontos por questão que acertava e perdia 1 ponto por questão que errava ou deixava em branco. Se um aluno totalizou 210 pontos, qual o número de questões que ele acertou?

Acertos: x
Erros: y

Para totalizar 210 pontos, o aluno acertou 45 questões. 



Questão 4
(Unirio – RJ)
Em um escritório de advocacia trabalham apenas dois advogados e uma secretária. Como o Dr. André e o Dr. Carlos sempre advogam em causas diferentes, a secretaria Cláudia coloca 1 grampo em cada processo do Dr. André e 2 grampos em cada processo do Dr. Carlos, para diferenciá-los facilmente no arquivo. Sabendo-se que , ao  todo, são 78 processos nos quais foram usados 110 grampos. Calcule o número de processos do Dr. Carlos. 





Questão 5
A soma de dois números é 21 e sua diferença é 51. Os números são:

a)      36 e 15
b)      36 e -15
c)      -36 e 15
d)     -37 e -14
e)      37 e 14

Questão 6


Sendo S a soma e P o produto das raízes da equação 2x2 − 5x − 7 = 0 , pode-se afirmar que

A) S − P = 6 .
B) S + P = 2 .
C) S ⋅ P = 4 .
D) S/P= 1
E) S < P .


Questão 7
Com a utilização dessas expressões podemos determinar as raízes de uma equação do 2º grau sem aplicar a resolução de Bháskara, respeitando a formação dessa equação com base na soma e no produto das raízes: x² – Sx + P = 0. Considerando que S=12 e que 3p=S. Qual a equação o do segundo grau, de acordo com as informações acima, você pode escrever?


Questão 8

Dar os valores reais de de modo que a equação x2 = 2k – 1 não admita raízes reais.
Precisamos calcular o discriminante da equação
Para a equação não admita raízes reais, é necessário que o seu discriminante delta seja negativo. Ou seja:
Resp.: k < ½
Questão 8
Determine quais os valores de k para que a equação 2x² + 4x + 5k = 0 tenha raízes reais e distintas. 
Uma equação do 2º grau possui duas raízes reais e distintas quando ∆ > 0, então:




Questão 9
Calcule o valor de p na equação x² – (p + 5)x + 36 = 0, de modo que as raízes reais sejam iguais.
Para essa condição, o valor de ∆ precisa ser igual a 0.




Questão 10
 A diferença entre o quadrado e o dobro de um mesmo número é 80. Calcule esse número




Ao resolvermos uma equação do 2º grau temos as seguintes possibilidades para o resultado:

∆ > 0, duas raízes reais e distintas. 
∆ = 0, uma única raiz real e distinta. 
∆ < 0, nenhuma raiz real. 


Nos casos em que equação possui raízes reais algumas relações são observadas. Veja:

Soma das raízes – (x1 + x2
Produto das raízes – (x1 * x2

As raízes de uma equação do 2º grau são determinadas a partir das seguintes expressões: