sábado, 10 de setembro de 2011

O Uso de novas tecnologias no ensino da matemática.

                O Uso de novas tecnologias no ensino da matemática.
           

            Todo professor gostaria de ter os melhores alunos, bem como todos os estudantes gostariam de ter o privilégio de estudar com os melhores professores, isso possivelmente faria a grande diferença. No entanto, a realidade brasileira de muitos estudantes e professores desmontam este sonho. Se por um lado os  estudantes não conseguem atingir os  objetivos propostos pelo professor, por outro lado, os professores de matemática, tiram o incentivo de muitos estudantes com seus cálculos numéricos enfadonhos, que em geral, são didaticamente incorretos e longe da realidade do  aluno do terceiro milênio, que vive num mundo repleto de tecnologia.
      Os verdadeiros professores de um conhecimento crítico matemático são os que conseguem investigar potencialidades pedagógicas, possibilidades técnicas e limitações da aplicação de ferramentas tecnológicas em diversas componentes do processo educativo, proporciona aos alunos uma abordagem dos vários tipos de tecnologias disponíveis, cuja utilização na sala de aula possa favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Com o aparecimento das novas tecnologias, discutir as condições de sucesso para a integração na atividade da sala de aula, explorar em pormenor o funcionamento de cada uma das tecnologias apresentadas, identificarem as potencialidades e limitações de cada uma delas.
               As novas tecnologias no ensino da matemática vêm modificar os perfis gerais de competências para a docência, valorizando as dimensões profissional, social e ética. Um docente investigador procura técnicas em matemática que leva a utilização de novas tecnologias como ferramenta de ensino de matemática e o leva a produzir material didático mediante o uso do computador, fazendo uma ligação com o prazer. Determinando assim, a eficácia do processo ensino-aprendizagem da  matemática.
              A Matemática se torna uma disciplina de difícil acesso  mediante a evolução do processo ensino-aprendizagem. O estudante não vê a praticidade dos conteúdos ensinados e isso faz com que perceba que a matemática  é  uma disciplina cheia de cálculos desnecessários, e acaba se tornando a área do conhecimento de menor aceitação em sua vida escolar.   Daí a importância do uso e manuseio adequado das novas tecnologias no ensino da matemática. A educação de qualidade deve ocorrer no momento presente, em um contexto de afetividade entre professores e estudantes.
           Nos dias atuais, se torna necessário criar ambientes de ensino-aprendizagem mais atraentes, envolventes e multisensoriais. É preciso vencer  a cultura de que a matemática é somente concentração e cálculos com grandes fórmulas.
Alguns instrumentos pedagógicos como quadro-negro, giz, apagador estão sendo repensados e em paralelo despontam novas possibilidades de aulas contextualizadas e trabalhadas de forma interdisciplinar, nesta perspectiva desponta o computador e suas inúmeras possibilidades.. É chegada a hora de reencantar a educação através da afetividade, das boas relações, fazendo com que o estudante viva dignamente sua cidadania dentro da sala de aula e seja capaz de aprender cada vez mais dentro desse universo tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu email para receber gratuitamente atualizações do blog