RACIOCÍNIO LÓGICO
CAPÍTULO 1
CONCEITOS
BÁSICOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
raciocínio lógico re
Exercícios:
01- Numa
prova com 50 questões, acertei 35, deixei 5 em branco e errei as demais. Qual é
a razão do número de questões certas para o de erradas?
02- Calcular
dois números positivos na proporção de 2 para 5 sabendo que a diferença do
maior para o menor é 42.
03- Num concurso
vestibular, para um determinado curso, havia 40 vagas. O número de candidatos por vaga foi de 25
para 1. O número de candidatos que não conseguiram ocupar essas vagas está na
alternativa:
a) 960 b)
1000 c)
500
d) 460 e)
920
04- A capacidade de
um elevador é de 20 adultos ou 24 crianças. Se 15 adultos já estão no elevador,
quantas crianças podem ainda entrar?
05- Sabendo
que a está para b assim como 8 está para 5 e que , calcular a e b.
06- Dois
números positivos estão entre si assim como 3 está para 4. Determine-os sabendo
que a soma dos seus quadrados é igual a 100.
07- Determine
dois números na proporção de 3 para 5, sabendo que o segundo supera o primeiro
em 60 unidades.
08- Um desenho
representa um edifício de 14
metros de altura, ao lado de uma árvore. Se o desenho do
edifício mede 4cm e o da árvore, 3cm, podemos concluir que a altura da árvore é
a) 10m b)
12m c) 10,5m d) 11,2m
09- Determine
dois números na proporção de 2 para 7 sabendo que o dobro do primeiro mais o
triplo do segundo resulta igual a 100.
10- Se uma torneira enche um
reservatório de água com uma capacidade de cinco mil e quatrocentos litros à
razão de 15 litros
por minuto, quanto durará para encher completamente o reservatório?
a) Quatro horas b) Quatro horas e meia
c) Cinco horas d) Cinco horas e meia
e) Seis horas
11- Às
8 horas de certo dia, um tanque, cuja capacidade é de 2 000 litros , estava
cheio de água; entretanto, um furo na base desse tanque fez com que a água por
ele escoasse a uma vazão constante. Se às 14 horas desse mesmo dia o tanque
estava com apenas 1.760 litros, então a água em seu interior se reduziu à
metade às
a) 21 horas do mesmo dia. b) 23 horas do
mesmo dia.
c) 4 horas do dia seguinte. d) 8 horas do dia seguinte.
e) 9 horas do dia seguinte.
12- O orgulho de um
colecionador de carros é seu velho fusca que apresenta desempenho de 10km
rodados por cada litro de gasolina, embora já tenha sofrido alguns “reparos” no
tanque de combustível. Como esse colecionador irá participar de uma feira de
carros em outra cidade com seu fusca, vai até um posto de combustível e abastece
o carro com exatamente 30,6
litros de gasolina. Mas, no momento em que o
colecionador inicia a viagem, aparece um vazamento no tanque por onde escoa 0,1 litro de gasolina por
hora. Sabendo-se que o colecionador pretende desenvolver uma velocidade constante
de 50km/h durante a viagem, a distância máxima que o fusca irá percorrer, até
esgotar toda a gasolina do tanque, será de
a) 300km b)
240 km c) 306km d) 280km
13- Uma determinada substância é
composta de ouro e prata, na proporção de cinco partes de prata para cada uma
de ouro. Para fabricar 54
gramas dessa substância, quantas gramas de ouro e de
prata serão necessárias?
14- Duas pessoas
ganharam comissões sobre vendas, sendo que uma delas recebeu R$450,00 a mais
que a outra. Descubra qual é a comissão de cada uma, sabendo que elas estão na
razão .
15- Os salários de
João e André estão entre si, assim como 7 está para 8. Calcular esses salários,
sabendo que o triplo do salário de João menos o dobro do de André é de R$
5.000,00.
16- Para usar certo
tipo de tinta concentrada é necessário diluí-la em água na por porção de (proporção de tinta
concentrada para água). Sabendo que foram comprados 9 litros dessa tinta
concentrada, quantos litros de tinta serão obtidos após a diluição na por
porção recomendada?
17- Um negociante
pouco escrupuloso compra 450
litros de vinho a R$18,00 o litro e mistura um litro de
água a cada 9 litros
de vinho. Se o negociante pretende obter R$1.500,00 de lucro após a venda de
toda a mistura, o preço de venda de cada litro dessa mistura, em reais, deverá
ser:
a) 22,00 b) 21,30 c)
19,80 d) 20,10 e)
19,20
18- Um café é
preparado e, logo depois, é servido em quatro xícaras, nas quais é colocado o
mesmo tipo de açúcar. A primeira xícara recebe 50 ml de café e 2g de açúcar; a
segunda, 72 ml de café e 3g de açúcar; a terceira, 92 ml de café e 4g de
açúcar; a quarta, 123 ml de café e 5g de açúcar. O café se apresentará mais
doce na:
a) Primeira
xícara b) Segunda xícara
c) Terceira
xícara d) Quarta xícara
01-
Três rapazes e duas moças vão ao cinema e desejam sentar-se, os cinco, lado a
lado, na mesma fila. O número de maneiras pelas quais eles podem distribuir-se
nos assentos de modo que as duas moças fiquem juntas, uma ao lado da outra, é
igual a
a)
2 b) 4 c) 24 d) 48 e)
120
02-
De um grupo de 200 estudantes, 80 estão matriculados em Francês, 110 em Inglês
e 40 não estão matriculados nem em Inglês nem em Francês. Seleciona-se, ao
acaso, um dos 200 estudantes. A probabilidade de que o estudante selecionado
esteja matriculado em pelo menos uma dessas disciplinas (isto é, em Inglês ou
em Francês) é igual a
a)
30/200 b) 130/200 c) 150/200 d) 160/200 e) 190/200
03-
Uma herança constituída de barras de ouro foi totalmente dividida entre três
irmãs: Ana, Beatriz e Camile. Ana, por ser a mais velha, recebeu a metade das
barras de ouro, e mais meia barra. Após Ana ter recebido sua parte, Beatriz
recebeu a metade do que sobrou, e mais meia barra. Coube a Camile o restante da
herança, igual a uma barra e meia. Assim, o número de barras de ouro que Ana
recebeu foi:
a)
1 b) 2 c) 3 d)
4 e)
5
04-
Sabe-se que a ocorrência de B é condição necessária para a ocorrência de C e condição
suficiente para a ocorrência de D. Sabe-se, também, que a ocorrência de D é
condição necessária e suficiente para a ocorrência de A. Assim, quando C
ocorre,
a)
D ocorre e B não ocorre d) nem B nem D ocorrem
b)
D não ocorre ou A não ocorre e) B não ocorre ou A não ocorre
c)
B e A ocorrem
05-
Considerando-se que todos os Gringles são Jirnes e que nenhum Jirnes é Trumps,
a afirmação de que nenhum Trumps pode ser Gringles é:
a)
Necessariamente verdadeira.
d) Falsa, mas não necessariamente
b)
Verdadeira, mas não necessariamente.
e) Indeterminada
c)
Necessariamente falsa.
06-
Dizer que "Pedro não é pedreiro ou Paulo é paulista" é, do ponto de
vista lógico, o mesmo que dizer que:
a)
se Pedro é pedreiro, então Paulo é paulista
b)
se Paulo é paulista, então Pedro é pedreiro
c)
se Pedro não é pedreiro, então Paulo é paulista
d)
se Pedro é pedreiro, então Paulo não é paulista
e)
se Pedro não é pedreiro, então Paulo não é paulista
07-
Um rei diz a um jovem sábio: "dizei-me uma frase e se ela for verdadeira
prometo que vos darei ou um cavalo veloz, ou uma linda espada, ou a mão da
princesa; se ela for falsa, não vos darei nada". O jovem sábio disse,
então: "Vossa Majestade não me dará nem o cavalo veloz, nem a linda
espada". Para manter a promessa feita, o rei:
a)
deve dar o cavalo veloz e a linda espada
b)
deve dar a mão da princesa, mas não o cavalo veloz nem a linda espada
c)
deve dar a mão da princesa e o cavalo veloz ou a linda espada
d)
deve dar o cavalo veloz ou a linda espada, mas não a mão da princesa
e)
não deve dar nem o cavalo veloz, nem a linda espada, nem a mão da princesa
08- Três amigas encontram-se em uma festa. O vestido de uma delas é
azul, o de outra é preto, e o da outra é branco. Elas calçam pares de sapatos
destas mesmas três cores, mas somente Ana está com vestido e sapatos de mesma
cor. Nem o vestido nem os sapatos de Júlia são brancos. Marisa está com sapatos
azuis. Desse modo,
a) o vestido de Júlia é azul e o de Ana é preto.
b) o vestido de Júlia é branco e seus sapatos são pretos.
c) os sapatos de Júlia são pretos e os de Ana são brancos.
d) os sapatos de Ana são pretos e o vestido de Marisa é branco.
e) o vestido de Ana é preto e os sapatos de Marisa são azuis.
09-
Uma matriz quadrada X de terceira ordem possui determinante igual a 3.
Sabendo-se que a matriz Z é a transposta da matriz X, então a matriz Y = 3 Z
tem determinante igual a:
a)
1/3 b) 3 c) 9 d) 27 e) 81
10-
Todos os
alunos de matemática
são, também, alunos de inglês, mas nenhum aluno de inglês é aluno de
história. Todos os alunos de português são também alunos de informática, e
alguns alunos de informática são também alunos de história. Como nenhum aluno
de informática é aluno de inglês, e como nenhum aluno de português é aluno de
história, então:
a) pelo
menos um aluno de português é aluno de inglês.
b) pelo
menos um aluno de matemática é aluno de história.
c) nenhum
aluno de português é aluno de matemática.
d) todos
os alunos de informática são alunos de matemática.
e) todos
os alunos de informática são alunos de português.
GABARITO: 1)D 2)D 3)E 4)C 5)A 6)A 7)B 8)C 9) 10)C
SIMULADO FINAL DE
RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO – PARTE 02
01- Na Mega-Sena são sorteadas seis dezenas de um conjunto de 60
possíveis (as dezenas sorteáveis são 01, 02, ... , 60). Uma aposta simples (ou
aposta mínima), na Mega-Sena, consiste em escolher 6 dezenas. Pedro sonhou que
as seis dezenas que serão sorteadas no próximo concurso da Mega-Sena estarão
entre as seguintes: 01, 02, 05, 10, 18, 32, 35, 45. O número mínimo de apostas
simples para o próximo concurso da Mega-Sena que Pedro deve fazer para ter
certeza matemática que será um dos ganhadores caso o seu sonho esteja correto
é:
a) 8 b)
28 c) 40 d) 60 e) 84
02- Em uma sala de aula estão 10 crianças sendo 6 meninas e 4 meninos.
Três das crianças são sorteadas para participarem de um jogo. A probabilidade
de as três crianças sorteadas serem do mesmo sexo é:
a) 15% b) 20% c)
25% d) 30% e) 35%
03- Os números A, B e C são inteiros positivos tais que A < B < C.
Se B é a média aritmética simples entre A e C, então necessariamente a razão (B
- A) / (C - B) é igual a:
a) A / A b) A
/ B c) A / C d) B / C e)
- (B/B)
04- Quatro casais reúnem-se para jogar xadrez. Como há apenas um
tabuleiro, eles combinam que:
a) nenhuma pessoa pode jogar duas partidas seguidas;
b) marido e esposa não jogam entre si.
Na primeira partida, Celina joga contra Alberto. Na segunda, Ana joga
contra o marido de Júlia. Na terceira, a esposa de Alberto joga contra o marido
de Ana. Na quarta, Celina joga contra Carlos. E na quinta, a esposa de Gustavo
joga contra Alberto. A esposa de Tiago e o marido de Helena são, respectivamente:
a) Celina e Alberto d) Ana e Alberto
b) Ana e Carlos e) Celina e Gustavo
c) Júlia e Gustavo
05- Ou Lógica é fácil, ou Artur não gosta de Lógica. Por outro lado, se
Geografia não é difícil, então Lógica é difícil. Daí segue-se que, se Artur
gosta de Lógica, então:
a) Se Geografia é difícil, então Lógica é difícil.
b) Lógica é fácil e Geografia é difícil.
c) Lógica é fácil e Geografia é fácil.
d) Lógica é difícil e Geografia é difícil.
e) Lógica é difícil ou Geografia é fácil.
06- Cinco aldeões foram trazidos à presença de um velho rei, acusados de
haver roubado laranjas do pomar real. Abelim, o primeiro a falar, falou tão
baixo que o rei – que era um pouco surdo – não ouviu o que ele disse. Os outros
quatro acusados disseram:
Bebelim: “Cebelim é inocente”.
Cebelim: “Dedelim é inocente”.
Dedelim: “Ebelim é culpado”.
Ebelim: “Abelim é culpado”.
O mago Merlim, que vira o roubo das laranjas e ouvira as declarações dos
cinco acusados, disse então ao rei: “Majestade, apenas um dos cinco acusados é
culpado, e ele disse a verdade; os outros quatro são inocentes e todos os
quatro mentiram”. O velho rei, que embora um pouco surdo era muito sábio, logo
concluiu corretamente que o culpado era:
a) Abelim b)
Bebelim c) Cebelim d) Dedelim e) Ebelim
07- Se Iara não fala italiano, então Ana fala alemão. Se Iara fala
italiano, então ou Ching fala chinês ou Débora fala dinamarquês. Se Débora fala
dinamarquês, Elton fala espanhol. Mas Elton fala espanhol se e somente se não
for verdade que Francisco não fala francês. Ora, Francisco não fala francês e
Ching não fala chinês. Logo,
a) Iara não fala italiano e Débora não fala dinamarquês.
b) Ching não fala chinês e Débora fala dinamarquês.
c) Francisco não fala francês e Elton fala espanhol.
d) Ana não fala alemão ou Iara fala italiano.
e) Ana fala alemão e Débora fala dinamarquês.
08-
Em um grupo de amigas, todas as meninas loiras são, também, altas e magras, mas
nenhuma menina alta e magra tem olhos azuis. Todas as meninas alegres possuem
cabelos crespos, e algumas meninas de cabelos crespos têm também olhos azuis.
Como nenhuma menina de cabelos crespos é alta e magra, e como neste grupo de
amigas não existe nenhuma menina que tenha cabelos crespos, olhos azuis e seja
alegre, então:
a) pelo menos uma
menina alegre tem olhos azuis.
b) pelo menos uma
menina loira tem olhos azuis.
c) todas as meninas que possuem cabelos
crespos são loiras.
d) todas as meninas
de cabelos crespos são alegres.
e) nenhuma menina alegre é loira.
GABARITO: 1)D 2)D 3)E 4)C 5)A 6)A 7)B 8)C 9) 10)C
|
|
|
09- Sejam as
matrizes A = , B = e, C =
e seja x a
soma dos elementos da segunda coluna da matriz transposta de Y. Se a matriz Y é
dada por Y = (AB) + C, então o valor de x é:
a) -7/8 b) 2 c) 4/7 d) 1 e) 0
10- Um agente de viagens atende três amigas. Uma delas é loura, outra é
morena e a outra é ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se
chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe, ainda, que cada uma delas fará uma
viagem a um país diferente da Europa: uma delas irá à Alemanha, outra irá à
França e a outra irá à Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o
nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informações:
A loura: “Não vou à França nem à Espanha”.
A morena: “Meu nome não é Elza nem Sara”.
A ruiva: “Nem eu nem Elza vamos à França”.
O agente de viagens concluiu, então, acertadamente, que:
a) A loura é Sara e vai à Espanha. d)
A morena é Bete e vai à Espanha
b) A ruiva é Sara e vai à França. e)
A loura é Elza e vai à Alemanha
c) A ruiva é Bete e vai à Espanha.
GABARITO:
1)B 2)B 3)A 4)A 5)B 6)C 7)A 8)E 9)E 10)E
SIMULADO FINAL DE RACIOCÍNIO LÓGICO – PARTE
03
01- Pedro e Paulo saíram de suas respectivas casas no mesmo instante,
cada um com a intenção de visitar o outro. Ambos caminharam pelo mesmo
percurso, mas o fizeram tão distraidamente que não perceberam quando se
cruzaram. Dez minutos após haverem se cruzado, Pedro chegou à casa de Paulo. Já
Paulo chegou à casa de Pedro meia hora mais tarde (isto é, meia hora após Pedro
ter chegado à casa de Paulo). Sabendo que cada um deles caminhou a uma
velocidade constante, o tempo total de caminhada de Paulo, de sua casa até a
casa de Pedro, foi de:
a) 60 minutos b) 50
minutos c) 80 minutos d) 90 minutos e) 120 minutos
02- Dizer que não é verdade que Pedro é pobre e Alberto é alto, é
logicamente equivalente a dizer que é verdade que:
a) Pedro não é pobre ou Alberto não é alto. d) se Pedro não é pobre, então Alberto é alto.
b) Pedro não é pobre e Alberto não é alto. e) se Pedro não é pobre, então Alberto não é alto.
c) Pedro é pobre ou Alberto não é alto.
03- Três pessoas, Ana, Bia e Carla, têm idades (em número de anos) tais que a soma de quaisquer duas delas é
igual ao número obtido invertendo-se os
algarismos que formam a terceira. Sabe-se, ainda, que a idade de cada uma delas
é inferior a 100 anos (cada idade, portanto, sendo indicada por um algarismo da
dezena e um da unidade). Indicando o algarismo da unidade das idades de Ana,
Bia e Carla, respectivamente, por A1, B1 e C1; e indicando o algarismo da
dezena das idades de Ana, Bia e Carla, respectivamente, por A2, B2 e C2, a soma
das idades destas três pessoas é igual a:
a) 3 (A2+B2+C2) b) 10
(A2+B2+C2) c) 99 – (A1+B1+C1) d) 11 (B2+B1) e) 3 (A1+B1+C1)
04- Se Carina é amiga de Carol, então Carmem é cunhada de Carol. Carmem
não é cunhada de Carol. Se Carina não é cunhada de Carol, então Carina é amiga
de Carol. Logo,
a) Carina é cunhada de Carmem e é amiga de Carol. d) Carina é amiga de Carmem e é amiga de
Carol.
b) Carina não é amiga de Carol ou não é cunhada de
Carmem. e) Carina é amiga de Carol e
não é cunhada de Carmem.
c) Carina é amiga de Carol ou não é cunhada de
Carol.
05- Uma estranha clínica veterinária atende apenas cães e gatos. Dos cães
hospedados, 90% agem como cães e 10% agem como gatos. Do mesmo modo, dos gatos
hospedados 90% agem como gatos e 10% agem como cães. Observou-se que 20% de
todos os animais hospedados nessa estranha clínica agem como gatos e que os 80%
restantes agem como cães. Sabendo-se que na clínica veterinária estão
hospedados 10 gatos, o número de cães hospedados nessa estranha clínica é:
a) 50 b)
10 c) 20 d) 40 e) 70
06- Pedro saiu de casa e fez compras em quatro lojas, cada uma num
bairro diferente. Em cada uma gastou a metade do que possuía e, ao sair de cada
uma das lojas pagou R$ 2,00 de estacionamento. Se no final ainda tinha R$ 8,00,
que quantia tinha Pedro ao sair de casa?
a) R$ 220,00 b) R$
204,00 c) R$ 196,00 d) R$ 188,00 e) R$ 180,00
07- Investigando uma fraude bancária, um famoso detetive colheu
evidências que o convenceram da verdade das seguintes afirmações:
1) Se Homero é culpado, então João é culpado.
2) Se Homero é inocente, então João ou Adolfo são culpados.
3) Se Adolfo é inocente, então João é inocente.
4) Se Adolfo é culpado, então Homero é culpado.
As evidências colhidas pelo famoso detetive indicam, portanto, que:
a) Homero, João e Adolfo são inocentes. d) Homero e João são
inocentes, mas Adolfo é culpado.
b) Homero, João e Adolfo são culpados. e) Homero e Adolfo
são culpados, mas João é inocente.
c) Homero é culpado, mas João e Adolfo são
inocentes.
08- Em um grupo de cinco crianças, duas delas não podem comer doces.
Duas caixas de doces serão sorteadas para duas diferentes crianças desse grupo
(uma caixa para cada uma das duas crianças). A probabilidade de que as duas
caixas de doces sejam sorteadas exatamente para duas crianças que podem comer
doces é:
a) 15% b)
20% c) 25% d) 30% e) 40%
09- Se não durmo, bebo. Se estou furioso, durmo. Se durmo, não estou
furioso. Se não estou furioso, não bebo. Logo,
a) não durmo, estou furioso e não bebo d) durmo, não estou furioso e não
bebo
b) durmo, estou furioso e não bebo e) não durmo, não estou furioso e
bebo
c) não durmo, estou furioso e bebo
10- Ana está em férias com seus sobrinhos e para evitar problemas ela
guardou uma garrafa cheia de licor trancada a chave no seu armário. Um de seus
sobrinhos conseguiu uma cópia da chave, abriu o armário, bebeu metade do
conteúdo da garrafa, completou a garrafa com água e recolocou-a no lugar. Deu a
chave para um outro sobrinho de Ana que fez a mesma coisa. Quando Ana percebeu,
já havia menos de 1% de licor na garrafa. Assim, o número mínimo de vezes em
que os sobrinhos de Ana beberam da garrafa é dado por:
a) 4 b)
5 c) 7 d) 10 e) 15
GABARITO: 1)A 2)A 3)D 4)B 5)E 6)D 7)E 8)D 9)D 10)C
RACIOCINIO LOGICO
PROFESSOR Josimar
Padilha
86- Considerando que, em certo ano, o dia 23 de
junho ocorreu em um sábado, o dia 22 de outubro desse mesmo ano ocorreu em
(A)
uma segunda-feira
(B)
uma terça-feira
(C)
uma quinta-feira
(D)
um sábado
(E)
um domingo
Comentário:
Primeiramente determinar a quantidade de
dias entre as datas:
23/06à 22/10 (121 dias)
Calculando as semanas: 121/ 7 = 17 semanas
e sobram 2 dias.
17 semanas de sábado a sábado e sobram mais
dois dias, que serão domingo e segunda.
Sendo assim, o dia 22/10 será uma
segunda-feira.
87- Uma equipe de peritos criminais precisa
descobrir a posição correta de um esconderijo e para tal dispõe somente do
pedaço de um bilhete rasgado.
A equipe situa-se na posição desse poço que se
encontra dentro de um terreno de área circular de raio igual a 100 passos e não
possui bússola para indicar o norte. Além disso, é noite. O bilhete rasgado não
deixa claro se o número de passos a ser dado é de múltiplos de três ou de oito.
Entretanto, a equipe é formada por peritos que entendem de métodos de contagem
e que decidem usar o princípio da inclusão-exclusão: “Sendo A e B conjuntos
cujo número de elementos é dado por n(A) e n(B), respectivamente, então n(A U
B) = n(A) + n(B) – n(A ∩ B), onde n(A U B) é o número de
elementos que pertence a pelo menos um dos conjuntos A e B”. Com base nesse
princípio, determine o número máximo de tentativas que a equipe terá de
realizar para encontrar o esconderijo.
a)
33
b)
12
c)
45
d)
41
e)
4
Comentário:
Sendo o intervalo de 1 a 100 temos que n(A U B) = n(A) + n(B) – n(A ∩ B), logo
n(múltiplos
3 múltiplos 8) =
n(múltiplos 3) + n(múltiplos 8) – n(múltiplos 3 ∩ múltiplos 8)
Múltiplos 3
= 33 múltiplos
Múltiplos 8
= 12 múltiplos
Múltiplos de 3 e
8 = 4 múltiplos
n(múltiplos
3 múltiplos 8) = 33 + 12
– 4 = 41
88-
O controle estatístico de uma industria produtora de veículos pretende
estabelecer um regime de acompanhamento de 4 itens do produto final da seguinte
maneira:
- A cada lote de 10 unidades é testado o motor da ultima unidade produzida;
- A cada lote de 6 unidades é testado a injeção eletrônica da última unidade produzida;
- A cada lote de 4 unidades é testado o ar condicionado da ultima
unidade;
- A cada lote de 3 unidades é testada a qualidade dos freios da ultima
unidade.
Iniciando o processo descrito no
inicio da manhã de segunda-feira e prevendo uma produção de 360 unidades até o
final da semana, quantas unidades produzidas terão 3 ou mais itens testados
simultaneamente ?
a) 6
b) 12
c) 18
d) 30
e) 36
Comentário:
É uma questão de MMC( mínimo múltiplo comum
) . A questão solicita quantas unidades produzidas terão 3 ou mais itens
testados simultaneamente logo temos que calcular o MMC dos seguintes itens:
a) MMC (10,6,4,3) = 60 ; 360/60 = 6
veículos testados os quatro itens;
b) MMC (10,6,4) = 60 ; 360/ 60 = 6 veículos testados esses três itens;
c) MMC( 6,4,3) = 12 ; 360/12 = 30 veículos testados esses três
itens;
d) MMC ( 4,3,10) = 60 ; 360/60 = 6 veículos
testados esses três itens;
e) MMC ( 3,10,6) = 30; 360/ 30 = 12
veículos testados esses três itens.
Os
veículos testados nas letras acima: “a”, “b”, “c” e “d” são os mesmos veículos,
logo temos 12 veículos.
Os
veículos do item “c” = 30, alguns já estão inseridos nos testados acima, neste caso MMC( 12,30) = 60, logo 360/60= 6
veículos comuns.
Veículos testados 3 ou mais itens igual a 12 + 30 – 6 = 36 veículos.
89-
Em um armário que tem 25 prateleiras vazias devem ser acomodados todos os 456
impressos de um lote: 168 de um tipo A e 288 de um tipo B. Incumbido de
executar essa tarefa, um auxiliar recebeu as seguintes instruções:
- em cada prateleira deve ficar um único tipo
de impresso;
- todas as prateleiras a serem usadas devem
conter o mesmo número de impressos;
- deve ser usada a menor quantidade possível
de prateleiras.
Nessas condições, é correto afirmar
que
a) serão usadas apenas
20 prateleiras;
b) deixarão de ser
usadas apenas 11 prateleiras;
c) deixarão de ser
usadas apenas 6 prateleiras;
d) serão necessárias 8
prateleiras para acomodar todos os impressos do tipo A
e) serão necessárias
10 prateleiras para acomodar todos os impressos do tipo B
Comentário:
É uma questão de MDC. Calcular mdc( 168,
288) = 24, 168/24 = 7 prateleiras com
tipo A; 288/24 = 12 prateleiras com tipo B. Total de prateleiras utilizadas é igual
a 19.
90-
Qual
é o 70o termo da seqüência de números (an) definida
acima?
(A) 2 (B) 1 (C) – 1
(D) – 2 (E) – 3
Comentário:
Segundo a Lei de formação construindo a
seqüência temos: 2,3,1,-2,-3,-1,2,...
Na seqüência temos uma repetição de 6
termos, então:
70/6= 11 blocos( 6 termos) e sobram 4
termos, logo o termo é igual a -2.
91- Em um grupo de
1.800 entrevistados sobre três canais de televisão aberta, verificou-se que 3/5
dos entrevistados assistem ao canal A e 2/3 assistem ao canal B. Se metade dos
entrevistados assiste a pelo menos 2 canais e, se todos os que assistem ao
canal C assistem também ao canal A, mas não assistem ao canal B, quantos
entrevistados assistem apenas ao canal A?
a)
1.080
b)
180
c)
360
d)
720
e)
108
Comentário:
Construindo o diagrama temos:
92-
Numa ilha há apenas dois tipos de pessoas: as que sempre falam a verdade e as
que sempre mentem. Um explorador contrata um ilhéu chamado X para
servir-lhe de intérprete. Ambos encontram outro ilhéu, chamado Y, e o
explorador lhe pergunta se ele fala a verdade. Ele responde na sua língua e o
intérprete diz – Ele disse que sim, mas ele pertence ao grupo dos mentirosos.
Dessa situação é correto concluir que:
a)Y
fala a verdade.
b)a resposta de Y foi
NÃO.
c)ambos falam a verdade.
d)ambos mentem.
e)X
fala a verdade.
Comentário:
Não sabemos se o ilhéu X( intérprete) fala a verdade ou mentira ao ser contratado
pelo explorador , porém durante o diálogo poderemos identificar quais tipos de
ilhéus são X e Y. .A questão informa que o explorador pergunta ao ilhéu Y se
ele fala a verdade, e ele responde em sua língua. É importante observar um
detalhe, uma vez que se pergunta a uma pessoa: “Você fala a verdade?”, temos
duas situações:
1- Se ela fala a
verdade sua resposta será: “sim”,
2- Se ela fala a
mentira sua resposta será: “sim”.
Logo podemos concluir que independente do tipo de ilhéu a pergunta feita
pelo explorador ocasiona a uma única resposta, que no caso é “sim”.
Sendo assim, quando o ilhéu X diz que: “Ele disse que sim, mas ele
pertence ao grupo dos mentirosos” podemos ter a certeza que o ilhéu X está
falando a verdade, pois a resposta do ilhéu Y foi sim, logo a afirmação de X é
verdadeira. Analisando a informação do ilhéu X teremos:
Ilhéu X: “Ele disse que sim, mas ele pertence ao grupo dos mentirosos”,
temos desta forma que o ilhéu Y disse sim, porém é do grupo dos mentirosos.
Conclusão: Ilhéu X fala a verdade, Ilhéu Y é mentiroso e respondeu
“sim”.
93. Ana, Bia, Clô, Déa e Ema estão sentadas,
nessa ordem e em sentido horário, em torno de uma mesa redonda. Elas estão
reunidas para eleger aquela que, entre elas, passará a ser a representante do
grupo. Feita a votação, verificou-se que nenhuma fora eleita, pois cada uma
delas havia recebido exatamente um voto. Após conversarem sobre tão inusitado
resultado, concluíram que cada uma havia votado naquela que votou na sua
vizinha da esquerda (isto é, Ana votou naquela que votou na vizinha da esquerda
de Ana, Bia votou naquela que votou na vizinha da esquerda de Bia, e assim por
diante). Os votos de Ana, Bia, Clô, Déa e Ema foram, respectivamente, para,
a)
Ema, Ana, Bia, Clô, Déa.
b) Déa, Ema, Ana, Bia, Clô.
c) Clô, Bia, Ana, Ema, Déa.
d) Déa, Ana, Bia, Ema, Clô.
e) Clô, Déa, Ema, Ana, Bia
b) Déa, Ema, Ana, Bia, Clô.
c) Clô, Bia, Ana, Ema, Déa.
d) Déa, Ana, Bia, Ema, Clô.
e) Clô, Déa, Ema, Ana, Bia
Comentário:
Na ilustração acima temos que Ana votou em
Dea e Dea votou em Bia e Bia voto em Ema e
Ema votou em Clô e Clô votou em Ana. Assim percebe-se que cada uma recebeu um
voto, o que está de acordo com o
enunciado. O votos foram dados de acordo com o critério estabelecido, em
que cada uma votou naquela que votou na
sua vizinha da esquerda.
94-
Leonardo, Caio e Márcio são considerados suspeitos de
praticar um crime. Ao serem interrogados por um delegado, Márcio disse que era
inocente e que Leonardo e Caio não falavam a verdade. Leonardo disse que Caio
não falava a verdade, e Caio disse que Márcio não falava a verdade.
A partir das informações
dessa situação hipotética, é correto afirmar que
A) os três rapazes mentem.
B) dois rapazes falam a
verdade.
C) nenhuma afirmação feita
por Márcio é verdadeira.
D) Márcio mente, e Caio
fala a verdade.
E) Márcio é inocente e
fala a verdade.
Comentário:
Nesta questão uma saída é a aplicação do
método da experimentação,supondo que Leo
fale a verdade não dará certo, mas ao supor que ele fale a mentira temos :
Márcio mente, Leo mente e Caio fala a verdade.
95- Em uma caixa há
duas bolas azuis, 3 bolas amarelas e 4 bolas pretas. Serão retiradas N bolas
dessa caixa, simultaneamente e de forma totalmente aleatória. O menor valor positivo
de N , para que se possa garantir que haverá bolas de todas as cores, é :
(A)
4 (B) 5 (C) 6 (D) 7 (E) 8
Comentário:
O menor valor positivo de N , para que se
possa garantir que haverá bolas de todas as cores temos que supor que são
retiradas 4 pretas + 3 amarelas + 1 azul, logo deverão ser 08(oito) bolas.
96- Em um quarto totalmente escuro, há uma gaveta com 3 pares
de meias brancas e 4 pares de meias pretas. Devido à escuridão, é impossível
ver a cor das meias. Quantas meias devem ser retiradas para que se tenha
certeza de que, entre as meias retiradas, haja pelo menos um par de meias
pretas?
(A) 8
(B) 6
(C) 5
(D) 4
(E) 2
Comentário:
Para que se
tenha certeza de que, entre as meias retiradas, haja pelo menos um par de meias
pretas é necessário retirar 6 meias (
supondo que sejam brancas) + 2 meias ( pretas ) = 8 meias .
97- (ESAF) Uma
escola de arte oferece aulas de canto, dança, teatro, violão e piano. Todos os
professores de canto são, também, professores de dança, mas nenhum professor de
dança é professor de teatro. Todos os professores de violão são, também,
professores de piano, e alguns professores de piano são, também, professores de
teatro. Sabe-se que nenhum professor de piano é professor de dança, e como as
aulas de piano, violão e teatro não têm nenhum professor em comum, então:
a)
nenhum professor de violão é professor de canto
b)
pelo menos um professor de violão é professor de teatro
c)
pelo menos um professor de canto é professor de teatro
d)
todos os professores de piano são professores de canto
e)
todos os professores de piano são professores de violão
Comentário:
Nenhum professor de violão é professor de canto
98- (ESAF/AFC-2006)
Ana é artista ou Carlos é
compositor. Se Mauro gosta de música, então Flávia não é fotógrafa. Se Flávia
não é fotógrafa, então Carlos não é compositor. Ana não é artista e Daniela não
fuma, Pode-se, então, concluir corretamente que:
a)Ana não é artista
e Carlos não é compositor.
b)Carlos é
compositor e Flávia é fotógrafa.
c)Mauro gosta de
música e Daniela não fuma
d)Ana não é artista
e Mauro gosta de música.
e) Mauro não gosta
de música e Flávia não é fotógrafa
Comentário:
Considerando que as proposições verdadeiras
e aplicando os conectivos lógicos temos:
Ana não é
artista: verdadeira;
Daniela não fuma: verdadeira;
Flávia não é fotógrafa: falsa;
Carlos é compositor: verdadeira
Mauro gosta de música: falsa
99-(ESAF/MPOG/2001) Dizer que “André é artista
ou Bernardo não é engenheiro” é logicamente equivalente a dizer que:
a)
André é artista se e somente se Bernardo não é engenheiro.
b)
Se André é artista, então Bernardo não é engenheiro.
c)
Se André não é artista, então Bernardo é engenheiro
d)
Se Bernardo é engenheiro, então André é artista.
e)
André não é artista e Bernardo é engenheiro
Comentário:
Dada a proposição : “André é artista ou Bernardo não é engenheiro” e aplicando a Lei comutativa temos : “Bernardo não é engenheiro ou André é artista”
e aplicando a Lei condicional temos: “Se Bernardo é engenheiro então André é
artista”.
100-(FUNIVERSA/PCDF-2009)
Uma proposição logicamente equivalente à negação da proposição “se o cão mia,
então o gato não late” é a proposição
a) o cão mia ou o gato late.
b) o cão mia e o gato late.
c) o cão não mia ou o gato late.
d) o cão não mia e o gato late.
e) o cão não mia ou o gato não late.
Comentário:
A negação da proposição condicional : “se o cão mia, então o gato não late” é “o cão mia e o gato late”.
ARGUMENTAÇÃO
LÓGICA
15.1- Definição de argumento lógico
Quando nos deparamos com
uma afirmação de uma dada seqüência finita de proposições (P1, P2,..., Pn sendo
n ≥ 1), onde tem como conseqüência uma proposição final Q, denominamos esta
afirmação de Argumento.
No exemplo do parágrafo
acima, citamos as proposições P1, P2,...Pn, essas chamamos de premissas do argumento, já a proposição
final Q, chamamos de conclusão do
argumento.
Representamos um argumento
de premissas P1, P2,...Pn e de conclusão Q da seguinte maneira:
P1,
P2,...Pn Q
O argumento acima pode ser
lido de uma das seguintes formas:
a) “P1, P2,..., Pn
acarretam Q”
b) “Q decorre de P1,
P2,..., Pn”
Chamamos de Silogismo um argumento que consiste em
duas premissas e uma conclusão.
15.2- Validade de um argumento
15.2.1- Argumento válido
Para um argumento ser válido é
necessário que as premissas juntamente com a sua conclusão (P1, P2,..., Pn Q)
sejam verdadeiras.
Por isso, todo argumento
válido faz uso da seguinte propriedade característica:
“A verdade das premissas é incompatível com a falsidade da conclusão”.
Exemplo 1:
Dado o argumento p ↔ q, q p, verifique a sua validade por meio
de tabela-verdade:
Resolução:
p
|
q
|
p ↔ q
|
||
V
|
V
|
V
|
||
V
|
F
|
F
|
||
F
|
V
|
F
|
||
F
|
F
|
V
|
As premissas do argumento
dado acima aparecem nas colunas 2 e 3 da tabela-verdade e a conclusão deste
argumento aparece na coluna 1. Repare, que as premissas são ambas verdadeiras
(V) somente na primeira linha e nesta mesma linha, a conclusão também é
verdadeira (V), portanto o argumento dado é válido , pois não é possível ter premissas verdadeiras com
conclusão falsa.
Exemplo 2:
Dado o argumento:
Se 7 é primo, então 7 não
divide 21
7 divide 21
Logo, 7 não é primo
Resolução:
Antes de construirmos a
tabela-verdade devemos simbolizar as proposições dadas.
p: 7 é primo.
q: 7 divide 21.
Feito isto passaremos o
argumento para a linguagem simbólica:
p → ~ q, q ~ p
p
|
q
|
~ p
|
~ q
|
p → ~ q
|
||
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
||
V
|
F
|
F
|
V
|
V
|
||
F
|
V
|
V
|
F
|
V
|
||
F
|
F
|
V
|
V
|
V
|
As premissas do argumento dado aparecem nas
colunas 2 e 5, já a conclusão na coluna 3. As premissas são verdadeiras somente
na 3ª linha e nesta mesma linha a conclusão também é verdadeira. Portanto,
afirmamos que este é um argumento válido.
EXERCÍCIO:
1- Verifique por meio de
tabela-verdade a validade dos argumentos:
a) Se x = 0, então x + y =
y
Se y = z, então x + y ≠ y
Logo, se x = 0, então y ≠ z
b) p → q, r → ~ q r → ~ p
c) p → ~ q, p, ~ q → r r
d) p ۷ ~ q, ~ p, ~ (p ۸ r) → q r
Exercícios:
1. Deteminar
o valor verdade de cada uma das seguintes proposições:
(a)
número 17 é primo.
(b) Fortaleza
é a capital do Maranhão.
(c)
Tiradentes morreu enforcado.
(d) (3+5)2
= 32 + 52
(e) -1
< -7
(f) hexaedro
regular tem 8 arestas.
2.
Sejam as proposições
p: Pedro saiu.
q: Maria está aqui.
Forme sentenças na linguagem natural que correspondam às
seguintes proposições:
a) Øp
b) Øq
c) p
Ù
q
d) p
Ú
q
e) Øp Ù q
f) p
Ú
Øq
g) Ø(p Ù q)
h) Ø(p Ú q)
i)
Øp Ú Øq
j)
Øp Ù Øq
3. Sejam
as proposições:
p: Luíza é modelo.
q: Luíza é atriz.
Escreva na forma sentencial cada uma das proposições abaixo:
a) Luíza
não é modelo.
b) Luíza
é modelo e atriz.
c) Luíza
é modelo e não é atriz.
d) Luíza
não é modelo e atriz.
e) Luíza
é modelo ou atriz.
f) Luíza
é modelo ou não é atriz.
g) Luíza
não é modelo ou atriz.
h) Luíza
não é modelo ou é atriz.
i)
Não é verdade que luíza é modelo ou atriz.
j)
Não é verdade que Luíza não é modelo ou não é atriz.
k) Luíza
não é modelo nem atriz.
4. Sejam
as proposições p: Está frio e q: Está chovendo, traduzir pára a linguagem
natural as seguintes proposições:
a) Øp
b) p
Ù
q
c) p
Ú
q
d) q«p
e) p
®
Øq
f) p
Ú
Øq
g) Øp Ù Øq
h) p
«
Øq
i)
p Ù Øq ® q
5. Sejam
as proposições p:Jorge é rico e q: Carlos é feliz, traduzir para a linguagem
natural as seguintes proposições:
a) q
®
p
b) p
Ú
Øq
c) q
«
Øp
d) Øp ® q
e) ØØp
f) Øp Ù q ® p
6. Sejam
as proposições p: Marcos é alto e q: Marcos é elegante, traduzir para a
linguagem sentencial as seguintes proposições:
a)
Marcos é alto e elegante.
b) Marcos
é alto mas não é elegante.
c) Não
é verdade que Marcos é baixo ou elegante.
d) Marcos
não é nem alto e nem elegante.
e) Marcos
é alto ou é baixo e elegante.
f) É
falso que Marcos é baixo ou que não é elegante.
7. Sejam
as proposições p: Suely é rica e q: Suely é feliz, traduzir para a linguagem
sentencial as seguintes proposições:
a)
Suely é pobre, mas feliz.
b) Suely
é rica ou infeliz.
c) Suely
é pobre e infeliz.
d) Suely
é pobre ou rica, mas é infeliz.
8. Sejam
as proposições p: Carlos fala francês, q: Carlos fala inglês e r: Carlos fala
alemão, traduzir para a forma sentencial as seguintes proposições:
a) Carlos
fala francês ou inglês, mas não fala alemão.
b) Carlos
fala francês e inglês, ou não fala francês e alemão.
c) É
falso que Carlos fala francês mas não fala alemão.
d) É
falso que Carlos fala inglês ou alemão mas que não fala francês.
9. Sabendo
que os valores lógicos das proposições p e q são, respectivamente V e F,
determinar o valor lógico (V ou F) de cada uma das seguintes proposições:
a) p
Ù
Øq
b) p
Ú
Øq
c) Øp Ù q
d) Øp Ù Øq
e) Øp Ú Øq
f) p
Ù
(Øp
Ú
q)
10. Determinar
V(p) em cada um dos seguintes casos, sabendo:
a) V(q)
= F e
V(p Ù
q) = F
b) V(q)
= F e
V(q ®
q) = V
c) V(q)
= F e
V(p ®
q) = F
d) V(q)
= F e V(q ® p) = V
e) V(q)
= V e V(p « q) = F
f) V(q)
= F e
V(q «
p) = V
11. Determinar
V(p) e V(q) em cada um dos seguintes casos, sabendo:
a) V(p
®
q) = V e
V(p Ù
q) = F
b) V(p
®
q) = V e
V(p Ú
q) = F
c) V(p
«
q) = V e
V(p Ù
q) = V
1. Deteminar
o valor verdade de cada uma das seguintes proposições:
(a)
número 17 é primo.
(b) Fortaleza
é a capital do Maranhão.
(c)
Tiradentes morreu enforcado.
(d) (3+5)2
= 32 + 52
(e) -1
< -7
(f) hexaedro
regular tem 8 arestas.
2.
Sejam as proposições
p: Pedro saiu.
q: Maria está aqui.
Forme sentenças na linguagem natural que correspondam às
seguintes proposições:
a) Øp
b) Øq
c) p
Ù
q
d) p
Ú
q
e) Øp Ù q
f) p
Ú
Øq
g) Ø(p Ù q)
h) Ø(p Ú q)
i)
Øp Ú Øq
j)
Øp Ù Øq
3. Sejam
as proposições:
p: Luíza é modelo.
q: Luíza é atriz.
Escreva na forma sentencial cada uma das proposições abaixo:
a) Luíza
não é modelo.
b) Luíza
é modelo e atriz.
c) Luíza
é modelo e não é atriz.
d) Luíza
não é modelo e atriz.
e) Luíza
é modelo ou atriz.
f) Luíza
é modelo ou não é atriz.
g) Luíza
não é modelo ou atriz.
h) Luíza
não é modelo ou é atriz.
i)
Não é verdade que luíza é modelo ou atriz.
j)
Não é verdade que Luíza não é modelo ou não é atriz.
k) Luíza
não é modelo nem atriz.
4. Sejam
as proposições p: Está frio e q: Está chovendo, traduzir pára a linguagem
natural as seguintes proposições:
a) Øp
b) p
Ù
q
c) p
Ú
q
d) q«p
e) p
®
Øq
f) p
Ú
Øq
g) Øp Ù Øq
h) p
«
Øq
i)
p Ù Øq ® q
5. Sejam
as proposições p:Jorge é rico e q: Carlos é feliz, traduzir para a linguagem
natural as seguintes proposições:
a) q
®
p
b) p
Ú
Øq
c) q
«
Øp
d) Øp ® q
e) ØØp
f) Øp Ù q ® p
6. Sejam
as proposições p: Marcos é alto e q: Marcos é elegante, traduzir para a
linguagem sentencial as seguintes proposições:
a)
Marcos é alto e elegante.
b) Marcos
é alto mas não é elegante.
c) Não
é verdade que Marcos é baixo ou elegante.
d) Marcos
não é nem alto e nem elegante.
e) Marcos
é alto ou é baixo e elegante.
f) É
falso que Marcos é baixo ou que não é elegante.
7. Sejam
as proposições p: Suely é rica e q: Suely é feliz, traduzir para a linguagem
sentencial as seguintes proposições:
a)
Suely é pobre, mas feliz.
b) Suely
é rica ou infeliz.
c) Suely
é pobre e infeliz.
d) Suely
é pobre ou rica, mas é infeliz.
8. Sejam
as proposições p: Carlos fala francês, q: Carlos fala inglês e r: Carlos fala
alemão, traduzir para a forma sentencial as seguintes proposições:
a) Carlos
fala francês ou inglês, mas não fala alemão.
b) Carlos
fala francês e inglês, ou não fala francês e alemão.
c) É
falso que Carlos fala francês mas não fala alemão.
d) É
falso que Carlos fala inglês ou alemão mas que não fala francês.
9. Sabendo
que os valores lógicos das proposições p e q são, respectivamente V e F,
determinar o valor lógico (V ou F) de cada uma das seguintes proposições:
a) p
Ù
Øq
b) p
Ú
Øq
c) Øp Ù q
d) Øp Ù Øq
e) Øp Ú Øq
f) p
Ù
(Øp
Ú
q)
10. Determinar
V(p) em cada um dos seguintes casos, sabendo:
a) V(q)
= F e
V(p Ù
q) = F
b) V(q)
= F e
V(q ®
q) = V
c) V(q)
= F e
V(p ®
q) = F
d) V(q)
= F e V(q ® p) = V
e) V(q)
= V e V(p « q) = F
f) V(q)
= F e
V(q «
p) = V
11. Determinar
V(p) e V(q) em cada um dos seguintes casos, sabendo:
Livros: – Iniciação à Lógica Matemática – Edgar de Alencar Filho – Ed. Nobel
– Raciocínio Lógico – Jonofon Serates – Ed. Jonofon
Capítulo 1: Proposições
1. Proposição
e Valor Lógico
Proposição:
É todo conjunto de palavras ou símbolos
ao qual podemos atribuir um valor lógico.
Valor Lógico:
Diz-se que o valor lógico de uma
proposição é “verdade” (V) se a proposição é verdadeira e “falsidade” (F) se a
proposição é falsa.
Exemplos:
a) A Lua é um satélite.
b) Recife é a capital de Pernambuco.
c) Vasco da Gama descobriu o Brasil.
d) Dante escreveu Os Lusíadas.
e) ½ é um número inteiro.
2. Princípio
da não contradição e do 3o excluído
i)
Princípio da não contradição
Uma proposição não pode ser verdadeira
e falsa ao mesmo tempo.
ii)
Princípio do 3o excluído
Toda proposição ou é verdadeira ou é
falsa, isto é, verifica-se sempre um destes casos e nunca um terceiro.
Assim,
esse princípios afirmam que
Toda proposição tem um, e um só, dos
valores V, F
3. Proposição
simples e Proposição composta.
Proposição simples:
Chama-se proposição simples ou atômica aquela que não contém nenhuma
outra proposição como parte integrante de si mesma.
As proposições simples são igualmente designadas pelas
letras latinas minúsculas p, q, r, s,...
Exemplos:
p: Carlos é Careca
q: Pedro é estudante
r: o número 25 é quadrado perfeito
Proposição composta:
Chama-se proposição composta aquela
formada pela combinação de duas ou mais proposições.
As proposições compostas são
habitualmente designadas pelas letras maiúsculas P, Q, R, S,...
Exemplos:
P: Carlos é careca e Pedro é estudante
Q: Carlos é careca ou Pedro é estudante
R: Se Carlos é careca então é infeliz
4. Tabela-Verdade
O valor lógico de qualquer proposição composta depende
unicamente dos valores lógicos das proposições simples componentes, ficando por
eles univocamente determinado.
Utilizaremos a tabela-verdade para
verificar todos os possíveis valores lógicos de uma proposição composta.
Atribuição
de valores:
Sabemos que uma proposição simples é
verdadeira ou falsa:
P
|
V
|
F
|
Se uma
proposição é composta por n proposições simples então teremos 2n
atribuições possíveis.
Exemplos:
1)
n=2 ( p, q ) teremos 4 atribuições possíveis
p
|
q
|
|
1
|
V
|
V
|
2
|
V
|
F
|
3
|
F
|
V
|
4
|
F
|
F
|
2)
n=3 (p, q, r) teremos 8 atribuições
possíveis
p
|
q
|
r
|
|
1
|
V
|
V
|
V
|
2
|
V
|
V
|
F
|
3
|
V
|
F
|
V
|
4
|
V
|
F
|
F
|
5
|
F
|
V
|
V
|
6
|
F
|
V
|
F
|
7
|
F
|
F
|
V
|
8
|
F
|
F
|
F
|
Exercícios:
Faça a tabela de atribuições possíveis para n=4 e n=5.
Capítulo 2: Operações Lógicas sobre Proposições
Os
conectivos lógicos são responsáveis pela formação de proposições a partir de
proposições. Essas operações lógicas realizadas sobre os enunciados obedecem a
regras de um cálculo, denominado Cálculo Proposicional, semelhante ao da
aritmética sobre números.
A fim
de simplificarmos o estudo, apresentaremos os conectivos lógicos através de
suas respectivas tabelas-verdade.
2.1 Negação: ‘~‘
Dado um enunciado qualquer ‘p’, podemos
formar o enunciado ‘~p’, dito negação de ‘p’. Se ‘p’ for um enunciado
verdadeiro, ‘~p’ é falso. Se ‘p’ for um enunciado falso, então ‘~p’ é
verdadeiro.
p
|
~p
|
V
F
|
F
V
|
Assim,
considerando o enunciado
p: O sol é uma estrela
sua
negação será
~p: O sol não é uma estrela
ou também
~p: não é o caso que o sol seja uma
estrela
Uma
vez que p é verdadeiro, teremos então que ~p é um enunciado falso.
Exercício: Escreva ~p em linguagem corrente e
indique seu valor lógico:
1)
p:
A neve é branca
2)
p:
Roma é a capital da França
3)
p:
Realengo pertence à Zona Sul do Rio.
2.2 Conjunção ‘Ù’
Dados dois enunciados, podemos obter um terceiro, dito conjunção
dos dois primeiros, pela ação do conectivo
‘Ù’. Assim, dados dois enunciados:
Brasília é uma cidade
e
Brasília é a capital do Brasil
podemos
formar a conjunção
Brasília é uma cidade Ù Brasília é a capital do Brasil
É
importante ter presente que o uso dos conectivos em Lógica permite ligar
enunciados sem qualquer tipo de vínculo significativo entre eles, como por
exemplo:
O café está amargo Ù Cláudia estuda música
A
interpretação do conectivo ‘Ù’ é análoga à linguagem corrente, veja
pela tabela:
p
|
q
|
pÙq
|
V
V
F
F
|
V
F
V
F
|
V
F
F
F
|
Assim,
considerando os enunciados
p: A neve é branca
q: 2<5
a
conjunção será
pÙq: A
neve é branca e 2<5
Uma
vez que p é verdadeiro e q também é verdadeiro, teremos então pÙq
verdadeiro.
Exercício: Indique o valor lógico de pÙq
considerando os seguintes enunciados:
1) p: O enxofre é verde -
q: 7 é um número primo
2) p: A Lua é uma estrela - q: Saturno é um planeta
3) p: Cabral descobriu o Brasil - q:
Portugal é um continente
2.3 Disjunção ‘Ú’
Na linguagem corrente existem, pelo
menos, dois usos distintos do conectivo ‘ou’ – o uso exclusivo e o uso
não-exclusivo. Vejamos os exemplos:
(1) Mariana é alagoana ou cearense
(2) Carla é médica ou professora
No primeiro exemplo o uso
do ‘ou’ é exclusivo pois as duas situações não podem ocorrer simultaneamente.
No segundo exemplo temos a utilização
do ‘ou’ não-exclusivo pois ambas as proposições podem ser verdadeiras.
A disjunção representada pelo conectivo
lógico ‘Ú’ tem o sentido não-exclusivo, conforme apresentado pela
tabela abaixo:
p
|
q
|
pÚq
|
V
V
F
F
|
V
F
V
F
|
V
V
v
F
|
Assim,
considerando os enunciados
p: A neve é azul
q: 2>5
a
disjunção será
pÚq: A
neve é azul Ú 2>5
Uma
vez que p é falso e q também é falso, teremos então pÚq
falso.
Exercício: Indique o valor lógico de pÚq
considerando os seguintes enunciados
1) p:
O enxofre é verde - q: 7 é um
número primo
2) p:
A Lua é uma estrela - q: Saturno é um
planeta
3) p:
Cabral descobriu o Brasil - q: Portugal é um continente
2.4 Condicional ‘à’
(se ... então)
Para
melhor compreendermos esse conectivo, vejamos quatro possíveis casos para a
seguinte declaração:
(1) Se amanhã fizer sol então Joana irá
à praia
1o
caso: Fez sol e Joana foi à praia – podemos concluir que o enunciado (1) é
verdadeiro.
2o
caso: Fez sol e Joana não foi à praia – aqui podemos concluir que (1) é um
enunciado falso.
3o
caso: Não fez sol e Joana não foi à praia – podemos concluir que o enunciado
(1) é verdadeiro.
4o
casos: Não fez sol e Joana foi à praia – ainda podemos concluir que o enunciado
(1) é verdadeiro.
Assim,
a tabela de valores lógicos da condicional é:
p
|
q
|
pà q
|
V
V
F
F
|
V
F
V
F
|
VF
V
V
|
Na
condicional p à q
i)
‘p’
é dito antecedente da condicional ou
condição suficiente para ‘q’
ii)
‘q’
é dito conseqüente da condicional ou
condição necessária para ‘p’
Exercício: Indique o valor lógico de pà q considerando os seguintes enunciados
1) p:
O enxofre é verde - q: 7 é um
número primo
2) p:
A Lua é uma estrela - q: Saturno é um
planeta
3) p:
Cabral descobriu o Brasil - q: Portugal é um continente
2.5 Bicondicional ‘«’
(se e somente se)
Dados dois enunciados podemos formar um terceiro, dito
bicondicional dos dois primeiros, pela ação do conectivo ‘«’. Assim, ‘p«q’, será dito bicondicional de ‘p’ e
‘q’. Um enunciado dessa forma será considerado verdadeiro se seus constituintes
tiverem o mesmo valor lógico, isto é, se ambos forem verdadeiros ou se ambos
forem falsos.
Tem-se
então a seguinte tabela de verdade para a bicondicional:
p
|
q
|
p«q
|
V
V
F
F
|
V
F
V
F
|
VF
F
V
|
Na
bicondicional ‘p«q’
i)
‘p’
é dito condição necessária e suficiente
para ‘q’
ii)
‘q’
é dito condição necessária e suficiente
para ‘p’
Note-se
que o conectivo ‘«’ pode ser definido mediante ‘à’
e ‘Ù’. Assim a fórmula ‘p«q’ equivale à fórmula ‘(pàq) Ù (qàp)’
.
Capítulo 3: Tautologia, Contradição e Contingência
3.1 Tautologia
Denomina-se
tautologia ou proposição tautológica
a proposição composta que é sempre verdadeira. Na tabela de verdade de uma
proposição tautológica, a última coluna contém somente valores V (verdadeiro).
3.2 Contradição
Denomina-se
contradição ou proposição contraditória
a proposição composta que é sempre falsa. Na tabela de verdade de uma
proposição contraditória, a última coluna contém somente valores F (falso).
3.3 Contingência
Denomina-se
contingência ou proposição proposição
contingencial a proposição composta que pode ser verdadeira e pode ser
falsa. Na tabela de verdade de uma
proposição tautológica, a última coluna contém valores V (verdadeiro) e
F(falso).
Exercícios:
1) Considere as sentenças:
p: Tales é filho de Wilson
q: Tales é neto de Jonofon.
Escreva, na forma simbólica, cada uma das sentenças
seguintes:
a) Tales não é filho de Wilson.
b) Tales é filho de Wilson e neto de Jonofon
c) Tales é filho de Wilson e não é neto de Jonofon
2) Sejam as proposições:
p: O rato entrou no buraco.
Q: O gato seguiu o rato.
Forme sentenças, na linguagem natural, que correspondam às
proposições seguintes: ) p ÙÙÚ®«
a) ~p Ù
~q
b) p Ú
q
c) ~p
3) Construir a tabela de verdade de cada uma das seguintes
proposições:
a) ~(p Ú
q) Ù
~ (q «
p)
b) [p ®
(~q Ù
r)] Ù
[ q Ù
(p «
~r)]
c) [(p Ù
q) ®
r] Ú
[~p «
(q Ù
~r)]
4) Sabendo que os valores lógicos das proposições ‘p’ e ‘q’
são respectivamente, F e V, determinar o valor lógico (V ou F) da proposição: [p Ú (~q ® q)] Ú ~[(p « ~q) ® (q Ù ~p)]
5) Determinar o valor lógico de ‘p’, isto é, v (p), sabendo que:
a) v(q) = V e v( p « q ) = F
b) v(q) = V e v( p Ú q) = V
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