quarta-feira, 5 de março de 2014

Guia de estudo primeira av. de matemática 9ºano


                                                                                                                                  Guia de estudo para o 9ºano

Questão 1
Quando se fala sobre a origem do símbolo √ (radical), as opiniões são bastantes controvérsias. Alguns atribuem essa descoberta aos árabes e o seu primeiro uso a Al-Qalasadi, matemático do século XIV. Porém, os primeiros registros do uso de radicais para solução de problemas vieram dos Hindus. Eles utilizaram, a princípio, as regras de extração de raízes quadradas e cúbicas, dando passos gigantescos nos meios resolutivos da matemática. Escreva simplificadamente::
a)  style='orphans: auto;widows: auto;-webkit-text-stroke-width: 0px;word-spacing: 0px' alt="exercicio_radiciacao1.gif (461 bytes)" v:shapes="_x0000_i1025">
b)  exercicio_radiciacao3.gif (495 bytes)


Questão 2
Esse relógio é o exemplo de quando o índice não aparece no radical, isso indica que n = 2 e teremos uma raiz quadrada,qual o valor do somatório dos valores desse relógio
quadrados perfeitos






Questão 3
Calcule:
a)     
 b)     
c)       
d)
e)    


Questão 4
Um aluno resolvendo uma questão de múltipla escolha chegou ao seguinte resultadoexercicio_radiciacao2.gif (462 bytes) , no entanto as opções estavam em números decimais e pedia-se qual a raiz quadrada possível para se encontrar aquele número decimal, e, assim sendo, procurou simplificar esse resultado, a fim de melhor estimar a resposta. Conclui, com maior facilidade, que a opção para a resposta foi:
A)0,25
B)3,05
C)3,15
D)3,25
E) 3,35

Questão 5

A expressão \sqrt{3}+\sqrt{12}-\sqrt{27}+\sqrt{867} , é igual a:

 

a) ' alt="17\sqrt{3}" align=absmiddle v:shapes="_x0000_i1029">

b)  style='orphans: auto;widows: auto;-webkit-text-stroke-width: 0px;word-spacing: 0px' alt="3\sqrt{95}" align=absmiddle v:shapes="_x0000_i1030">

c)  0

d) 3\sqrt{17}



Questão 6

Questão 7
O número irracional está compreendido entre os número
a) 2 e 3
b) 13 e  15
c) 3 e 4
d) 6 e 8
Questão 8
Considerando a operação √9, assinale a alternativa correta:

a) 9 é o índice e 2 é o radicando.
b) 3 é o índice e 9 é o radicando.
c) 2 é o índice e 3 é o radicando.
d) 9 é o índice e 81 é o radicando.
e) 2 é o índice e 9 é o radicando.







Questão 9
A alternativa em que todos os números são quadrados perfeitos é:

a) 1, 9, 25, 36, 49 e 100
b) 2, 16, 64, 81, 90 e 200
c) 2, 3, 7, 11, 13 e 17
d) 1, 8, 24, 36, 50 e 121





Questão 10

O resultado da operação 10√5 - 7√5 + √5 é: 

a) 18√5
b) 4√15
c) 4√5
d) √5
e) 3√5
Questão 11

Escrever a expressão na forma de um único radical.
Questão 12

O valor da expressão numérica √1 + √4 + √9 + √16 + √169 é:
Questão 13


Calculando √64 + √36 - √100, obtemos como resultado o número

a) 18
b) 45
c) 4
d) 5
e) 3

Um comentário:

  1. Prof. Diana eu não consigo ver as imagens....ajude-me.
    Ass. Gabriel Sathler 9ºano.

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