segunda-feira, 2 de março de 2015

RESOLUÇÃO CÁLCULO ALGÉBRICO

                                      
PRÉ-VESTIBULAR PRÉ-ENEM
     MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Professora: Diana D’Ark
Site:http://matematicaemsuasmaos.blogspot.com.br

 
 




CÁLCULO ALGÉBRICO
Questão 1
Obter o valor numérico do polinômio:
P(x) = 3x3 + 2x2 + x – 3 para x = –2
Resolução
P(-2) = 3 (-2)3 + 2 (-2)2 + (-2) – 3 = –24 + 8 – 2 – 3
Assim, P (-2) = –21
Questão 2
 Verificar quais números do conjunto {–2, –1, 0, 1, 2, 3} são raízes de:
P(x) = x3 – 2x2 – 5x + 6
Resolução
P(–2) = (–2)3 – 2(–2)2 – 5(–2) + 6
P(–2) = –8 – 8 + 10 + 6
P(–2) = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif –2 é raiz de P(x)
P(–1) = (–1)3 – 2(–1)2 – 5 (–1) + 6
P(–1) = –1 – 2 + 5 + 6
P(–1) = 8 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif –1 não é raiz de P(x)
P(0) = (0)3 – 2 · 02 – 5 · 0 + 6
P(0) = 0 – 0 – 0 + 6
P(0) = 6 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif 0 não é raiz de P(x)
P(1) = 13 – 2 · 12 – 5 · 1 + 6 = 1 – 2 – 5 + 6
P(1) = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif 1 é raiz de p(x)
P(2) = 23 – 2 · 22 – 5 · 2 + 6
P(2) = 8 – 8 – 10 + 6
P(2) = – 4 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif 2 não é raiz de p(x)
P(3) = 33 – 2 · 32 – 5 · 3 + 6
P(3) = 27 – 18 – 15 + 6
P(3) = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif 3 é raiz de P(x)

Questão 3
 Determine m para que 1 + i seja raiz de
P(x) = x2 + mx + 2.

Resolução
P(1 + i) = (1 + i)2 + m(1 + i) + 2
P(1 + i) = 1 + 2i + i2 + m + mi + 2
P(1 + i) = 1 + 2i – 1 + m + mi + 2
P(1 + i) = (m + 2) + (m + 2)i
Para que P(1 + i) = 0, devemos ter
m + 2 = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif m = –2










Questão 4
 Dado o polinômio P(x) = x2 + 2x + 5, obter
M(x) = P (x + 1).
Resolução
M(x) = P(x + 1) = (x + 1)2 + 2(x + 1) + 5
M(x) = x2 + 2x + 1 + 2x + 2 + 5
M(x) = x2 + 4x + 8
Questão 5
A soma dos coeficientes de
P (x) = (x2 +2x – 1)3 é:
soma = P (1) = (12 + 2 · 1 – 1)3 = 23 = 8

Grau de um Polinômio http://interna.coceducacao.com.br/ebook/images/icon_la.gif
Questão 6
Indicar o grau de cada um dos polinômios abaixo:
a) P(x) = 3x5 – 2x3 + 7 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif GP = 5
b) P(x) = 1 + 2x + 3x2 + x3 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif Gp = 3
c) P(x) = x2 – x5 + 2 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif GP = 5
d) P(x) = 3 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007a.gif GP = 0
e) P(x) = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007a.gif http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e011.gif GP
Questão 7
Estudar as condições para que o polinômio
P(x) = (a – 3) x2 + (b – 1) x + (c – 2) tenha grau igual a zero.
Resolução
Devemos ter:
a – 3 = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif a = 3
b – 1 = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif b = 1
c – 2 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e013.gif 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007.gif c http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e013.gif 2
Questão 8
 (UFG-GO) Na divisão do polinômio
P(x) = ax3 + bx2 + cx + d pelo polinômio D(x) = x2 + 1
 encontra-se para quociente o polinômio Q(x) = 2x – 1 e para resto o polinômio R(x) = – x + 1.
Então, P(x) é o polinômio:
a) x3 – x2 + x + 1
b) 2x3 – x2 + 1
c) 2x3 – x2 – x + 1
d) 2x3 – x2 + x

Resolução
ax3 + bx2 + cx + d = (2x – 1)(x2 + 1) + (–x + 1)
ax3 + bx2 + cx + d = 2x3 + 2x – x2 – 1 – x + 1
ax3 + bx2 + cx + d = 2x3 – x2 + x
Logo:      Portanto, P(x) = 2x3 – x2 + x
Resposta: D






Questão 9
Determinar m, n e p de modo que:
P(x) = px4 + (n – p – 1)x2 + (2m – n – p)x
seja um polinômio nulo.
Resolução
P(x)= px4 + (n – p – 1)x2 + (2m – n – p)x = 0, http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e015a.gif x
p = 0, n – p – 1 = 0 e 2m – n – p = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007b.gif
*      p = 0, n = 1 e m = http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e022.gif
Questão 10
(PUC-SP) O número de raízes reais do
polinômio p(x) = (x2 + 1) (x – 1) (x +1) é:
a) 0               d) 3
b) 1               e) 4
c) 2
Resolução
P(x) = (x2 + 1) (x – 1) (x +1)
Raízes de P(x) http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007b.gif P(x) = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e023.gif
     x2 + 1 = 0 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007c.gif complexas
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e019.gif
Raízes reais = 2
Resposta: C
Questão 11

 Se P(x) = 2x3 + ax + b, P(2) = 12 e P(–2) = 8, então, P(1) é:
a) 1               d) 4
b) 2               e) 5
c) 3
Resolução
P(2) = 2 · 23 + a · 2 + b = 12 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007c.gif
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007b.gif 2a + b = – 4 ...................(1)
P(–2) = 2 · (–2)3 + a · (–2) + b = 8 http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007c.gif
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e007b.gif –2a + b = 24 ........(2)
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/images/dot.gif
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/images/dot.gif
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De (1) e (2) temos a = –7 e b = 10. Assim,
P(x) = 2x3 – 7x + 10.
Portanto, P(1) = 2 · 13 – 7 · 1 + 10 = 5
Resposta: E
Questão 12
. (Mackenzie-SP) O polinômio
P(x) = (m – 4)x3 + (m2 – 16)x2 + (m + 4)x + 4 é de grau
2 se, e somente se:
a) m = 4 ou m = – 4
b) m http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e013.gif 4
c) m http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e013.gif – 4
d) m http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e013.gif 4 e m http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e013.gif  4
e) para nenhum valor de m
Resolução
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-61-111-48-e021.gif
Resposta: E


Questão 13

 (UFRS-RS) Se P(x) é um polinômio de grau 5, então, o grau de [P(x)]3+ [P(x)]2 + 2P(x) é:
a) 3               d) 20
b) 8               e) 30
c) 15
Resolução
gr (P) = 5
gr [P(x)]3 = 5 · 3 = 15
gr [P(x)]2 = 5 · 2 = 10
gr [2P(x)] = 5
Temos então três polinômios de graus diferentes. Logo, para gr {[P(x)]3+ [P(x)]2 + 2P(x)} 
o grau será o do polinômio de maior grau , ou seja, 15.
Resposta: C

Polinômios Idênticos

Questão 14
Calcular a, b e c para que os polinômios
sejam idênticos:


P(x) = ax4 + (b + 1)x3 + (c – 2)x – 5
M(x) = 3x3 + 4x – 5
Resolução
Devemos ter:
ax4 + (b + 1)x3 + 0x2 + (c – 2)x – 5 =
= 0x4 + 3x3 + 0x2 + 4x – 5
para http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-71-111-49-e002.gif x http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-71-111-49-e003.gif C
Assim:
a = 0; b + 1 = 3 e c –2 = 4
ou seja: a = 0; b = 2 e c = 6




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 Questão 15
Adição de Polinômios

Dados os polinômios A(x) = x2 – 3x + 2 e
B(x) = x3 – 3x2 + 4x + 1, obter o
 polinômio S(x), tal que S(x) = A(x) + B(x).
Resolução
Observemos que:
A(x) = 0x3 + x2 – 3x + 2 e
B(x) = x3 – 3x2 + 4x + 1
S(x) = (0 + 1)x3 + (1 – 3)x2 + (–3 + 4)x + (2 + 1)
Assim: S(x) = x3 – 2x2 + x + 3


Questão 16
 Multiplicação de Polinômios
Dados os polinômios
A(x) = x2 – 3x + 2 e B(x) = x3 – 3x2 + 3, obter o polinômio P(x), tal que P(x) http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-71-111-49-e019.gif A(x) · B(x).
Resolução
P(x) = x2(x3 – 3x2 + 3) – 3x(x3 – 3x2 + 3) +
+ 2(x3 – 3x2 + 3)
P(x) = x5 – 3x4 + 3x2 – 3x4 + 9x3 – 9x + 2x3 – 6x2 + 6
P(x) = x5 – 6x4 + 11x3 – 3x2 – 9x + 6
Questão 17

01. (UFG-GO) Na divisão do polinômio
P(x) = ax3 + bx2 + cx + d pelo polinômio D(x) = x2 + 1 encontra-se para quociente o polinômio Q(x) = 2x – 1 e para resto o polinômio R(x) = – x + 1. Então, P(x) é o polinômio:
a) x3 – x2 + x + 1
b) 2x3 – x2 + 1
c) 2x3 – x2 – x + 1
d) 2x3 – x2 + x
Resolução
ax3 + bx2 + cx + d = (2x – 1)(x2 + 1) + (–x + 1)
ax3 + bx2 + cx + d = 2x3 + 2x – x2 – 1 – x + 1
ax3 + bx2 + cx + d = 2x3 – x2 + x
Logo:      Portanto, P(x) = 2x3 – x2 + x
Resposta: D












Questão 18
Calcular o resto da divisão de
P(x) = x4 – 3x2 + 2x – 1 por x – 2.
Resolução
r = P(2) = 16 – 3 · 4 + 2 · 2 – 1
Assim, r = 7

Questão 19
Calcular o resto da divisão de
P(x) = x4 + 2x3 + 3x2 – 6 por x + 2
Resolução
x + 2 = x – (–2)
Então: r = P(–2)
r = (–2)4 + 2 (–2)3 + 3(–2)2 – 6
r = 6

Questão 20

Determine k para que o polinômio
P(x) = kx3 + 2x2 + 4 x – 2 seja divisível por (x + 3).
Resolução
Devemos ter: P(–3) = 0
Assim:
k (–3)3 + 2 (–3)2 + 4 (–3) –2 = 0
Então K = http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/equations/2002-71-111-50-e003.gif

Questão 21
Calcular o quociente e o resto da divisão de 
3x3 – 2x2 + 5x – 7 por x – 2
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/images/dot.gif
Questão 22

Dividir P(x) = 3x4 + 8x3 – 20x – 21 por (x + 1)

Questão 22

Dado P(x) = 5 x4 – 9x3 +2x2 – 5x – 11, calcular P(3).



Questão 23



















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Efetuar, utilizando o dispositivo prático de Briot-Ruffini, a divisão do polinômio P(x) = 2x4 +  4x3–7x2+12 por D(x) = (x – 1).
Questão 24
O resto da divisão do polinômio P(x) = x³ – 5x² + 10x – 8 pelo binômio (x – 2) é igual a
A) – 3
B) – 2
C)    0
D)    1
E)    2
Questão 25

O resto da divisão do polinômio x³ + 3x² – 5x + 1 por x – 2 é:
a) 1
b) 2
c) 10
d) 11
e) 12
 























Questão 26
Considere o polinômio
prova-resolvida-guarda-civil-sp-2010-4
Sabendo que P(1) = 2, então o valor de P(3) é:
a) 386.
b) 405.
c) 324.
d) 81.
e) 368.

P(1)=4.1  + 3.1 – 2.1 + 1 + k =2
4 + 3 – 2 + 1+ k = 2
10 + k = 2
k = 2 – 6
k = – 4

O polinômio será P(x) =  4x^4  + 3x³ + 2x² + x – 4

P(3) =  4x^4  + 3x³ + 2x² + x – 4
= 4.81 + 3.27 – 2.9 + 3 – 4
= 324 + 81 – 18 + 3 – 4
= 386
Questão 27
O resto da divisão do polinômio x³ + 3x² – 5x + 1 por x – 2 é:
a) 1
b) 2
c) 10
d) 11
e) 12
 
Questão 28
A soma entre dois números positivos é 37. Se o produto entre eles é 330, então o valor da diferença entre o maior e o menor número é:
a) 7.
b) 23.
c) 61.
d) 17.
e) 49.
 Sejam x e y esses números:
x + y = 37
x.y = 330

Da primeira equação temos que y = 37 – x, que substituindo na segunda:
x(37 – x) = 330
37x – x² – 330 = 0
x² – 37x + 330 = 0

Note que a = 1, b = -37, c = 330

Calculando o valor de Δ:
Δ = b² – 4ac = (-37)² – 4.1.(330) = 1369 – 1320 = 49

Calculando as raízes:


Daí, x’ = (37+7)/2 = 22 e x” = (37-7)/2 = 15
Assim, se x = 22, y = 15, e se x = 15, y = 22.

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